sexta-feira, 28 de abril de 2023

Ex-presidente da Câmara, sindicalista é crucial para definição do pleito vindouro no município

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Quando a Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado do Maranhão destacou em novembro de 2022 que dos  mais de 8 milhões que se encontravam em conta da Justiça, cerca de 60% seria  pago aos professores de Raposa, o vereador Beka Rodrigues já vinha encampando, há meses, a valorização dos docentes do município. A conquista foi anotada, em 2023, por Beka que comemorou.

Dentro desse escopo, Beka Rodrigues segue nas rodas de conversa de 2024 da Grande São Luís, nome presente no...

''Após histórica luta dos professores, a garantia ao recebimento das diferenças do FUNDEF, estimado em 8 milhões de reais se concretiza. Deste modo, aprovamos hoje o Projeto de Lei nº 008/23 que garante o pagamento de 60% (4,8 milhões) desse valor aos professores. Professores resistindo também estão ensinando! Todo apoio aos professores em luta’’, disse.  

O clima de reconhecimento ao parlamentar impera na cidade por estas e outras batalhas num momento onde a disputa de 2024 se afunila entre dois grupos: o do atual prefeito, Eudes Barros, e José Laci. Prestes a completar 30 anos de emancipação, Raposa- cujo primeiro gestor foi Laci- ainda amarga ausências gritantes.

A 17 meses do pleito vindouro, a presença de Beka Rodrigues no debate público local começou a ser vista como a fiel da balança capaz de promover a ruptura entre os ânimos extremados. Parte da população é unânime em afirmar que ele seria a única alternativa a compor nas majoritárias como Vice ou cabeça de chapa numa eleição que segue já acirrada.

O clima de reconhecimento ao parlamentar impera na cidade por estas e outras batalhas num momento onde a disputa de 2024 se afunila entre...

Com uma atuação firme na Câmara, desde 2017 quando passa presidir a Casa Legislativa, o vereador do PCdoB representou o equilíbrio que faltava a momentos decisivos da política municipal. Em 2019, ele foi um dos artífices da união de grupos que deu a vitória a Barros no ano seguinte.  

O posicionamento social de Beka Rodrigues também chama atenção pelo engajamento comunitário e de classes. De espírito associativista, ele comandou, a partir de 1997, a Sodecom- Sociedade de Defesa Comunitária dos Moradores da Vila Embratel.

Há 8 anos, quando secretário de Educação no governo Talita Laci, Beka pôde enfrentar o abandono das escolas de Raposa herdado da gestão anterior, elevando a qualidade do ensino a níveis nunca antes verificados. Atualmente, como parlamentar, uma de suas lutas se trava no campo da valorização dos pescadores e logradouros turísticos. Uma preocupação que encontra na busca de soluções para infraestrutura e saneamento básico, prioridade.

O posicionamento social de Beka Rodrigues também chama atenção pelo engajamento comunitário e de classes. De espírito associativista, ele...

''Estivemos acompanhando o presidente do SAAE, Kadson Kós, juntamente com sua equipe e comissão de moradores da Ilha do Mestrinho, em uma visita in loco para o levantamento da área, a fim de implementar o projeto do sistema de abastecimento de água na referida Comunidade’’, destacou em rede social, acrescentando que ''no Porto do Jussara, a principal reivindicação dos usuários é a construção de banheiros e chuveiros que é extremamente importante para os visitantes, turistas e principalmente para os pescadores''. ''Irei apresentar na Câmara municipal requerimento solicitando à Prefeitura que realize a construção de banheiros e chuveiros para trazer mais comodidade para a comunidade!’’, adiantou.

Dentro desse escopo, Beka Rodrigues segue nas rodas de conversa de 2024 da Grande São Luís, nome presente no debate da sucessão no Executivo raposense. Ele, por sua vez, mostra preparo, competência já testada e, sobretudo, sensibilidade com o interesse público, alimentando as expectativas de uma população que sonha vê, um dia, uma cidade com feição moderna, longe da Raposa dos dias atuais mais parecida com um povoado decrépito abandonado às próprias traças.

Um comentário:

  1. Fernando moro aqui na piramide e no bairro nao tem nada nessa gestao de eudes barros o moço ai da foto parece ser realmente preparado tomare que mude a situaçao de raposa pq ta demais tudo abandonado
    sandra amiga de rose do cujupi

    ResponderExcluir


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB