sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Insistiu na necessidade de que os países em desenvolvimento mais afetados pela crise alimentar recebam os carregamentos de cereais e também no...

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta sexta-feira(9) que se reunirá separadamente daqui dois dias com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e com o da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para reforçar o pacto do mar Negro de exportação de cereais.

''Embora defendamos firmemente a integridade territorial da Ucrânia, nos opomos a alimentar a tensão na região, com políticas irracionais em relação à Rússia”, disse o chefe de Estado turco, em um evento da emissora local de televisão “TRT”.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta sexta-feira que se reunirá separadamente daqui dois dias com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e com o da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Erdogan insistiu na necessidade de que os países em desenvolvimento mais afetados pela crise alimentar recebam os carregamentos de cereais e também no reconhecimento da importância que teve a Turquia para alcançar o acordo.

As conversas de domingo servirão para tentar reforçar o pacto firmado em 22 de julho deste ano por Rússia e Ucrânia, com a mediação da Turquia e da ONU, para permitir as exportações de cereais a partir de três portos ucranianos no mar Negro, que foram interrompidas em fevereiro devido a invasão russa.

Em meados de novembro passado, o acordo foi prorrogado por mais 120 dias.

Erdogan tentou assumir um papel de mediador na guerra da Ucrânia, em que a Turquia apoia Kiev, mas sem decretar sanções à Rússia, enquanto mantém uma boa relação com Moscou.


EFE

EDIÇÃO DE ANB

0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB