segunda-feira, 2 de maio de 2022

Segundo a empresa, a plataforma chegou ao campo de Mero no final de janeiro de...

A Petrobras anunciou hoje (2) que iniciou a produção de petróleo e gás natural por meio do FPSO Guanabara, primeiro sistema definitivo de produção instalado no campo de Mero, na camada pré-sal da Bacia de Santos.

A plataforma do tipo FPSO, unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás, tem capacidade para processar até 180 mil barris de petróleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás. Esse volume representa 6% da produção operada pela Petrobras, contribuindo para o crescimento esperado da produção da empresa. Mero é o terceiro maior campo de petróleo do pré-sal (atrás de Búzios e Tupi).

Segundo a empresa, a plataforma chegou ao campo de Mero no final de janeiro de 2022. Nesse período, foi conectada a poços e equipamentos submarinos e passou por testes finais antes de iniciar a produção no último sábado (30). Na primeira onda, seis poços produtores e sete injetores serão conectados ao FPSO. Espera-se que a plataforma atinja o pico de produção até o final de 2022.

A plataforma do tipo FPSO, unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás, tem capacidade para processar até 180 mil barris.

''O FPSO Guanabara é a unidade de produção de petróleo mais complexa em operação no Brasil. A implantação de um projeto com essa tecnologia é resultado de mais de uma década de aprendizado na camada pré-sal e da atuação integrada entre Petrobras, parceiros e fornecedores. O projeto foi concebido visando aliar capacidade produtiva, eficiência e redução das emissões de gases de efeito estufa”, disse, em nota, o diretor de Desenvolvimento Produtivo da Petrobras, João Henrique Rittershaussen.

''O peso da plataforma é de 102.443 toneladas (equivalente a 258 Boeing 747); altura de 172 metros, equivalente a 4,6 estátuas do Cristo Redentor e comprimento de 332 metros, ou três campos de futebol. Além disso, tem capacidade de geração de 100 megawatts, suficiente para abastecer uma cidade de 330 mil habitantes”, disse a Petrobras.
Construída e operada pela Modec, a unidade está localizada a mais de 150 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro em lâmina d’água que chega a 1.930 metros. Ao todo, mais três plataformas definitivas estão programadas para entrar em operação no campo de Mero no horizonte do Plano Estratégico 2022-2026 da Petrobras.

''O FPSO Guanabara possui sistemas de reinjeção de gás, onde a produção de gás com teor de 45% de dióxido de carbono (CO2), após consumo próprio no FPSO, será todo reinjetado no depósito visando manter a pressão e melhorar o óleo recuperação, além de reduzir a liberação de CO2 na atmosfera. A reinjeção de gás será feita alternadamente com a injeção de água (Water Alternating Gas – WAG)”, informou a empresa.


AB

EDIÇÃO DE ANB

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB