sábado, 19 de fevereiro de 2022

Ciente do grande potencial do jovem médico e atual prefeito de São Pedro dos Crentes, o Palácio dos Leões mostra abertamente que prefere disputar o segundo turno com Roberto Rocha

Por Antonio Noberto

No Maranhão, a máquina do governo do estado é viciada em moer e triturar quem entra no caminho. Mesmo cambaleante, dividida, rachada pela própria incapacidade de dividir entre si os louros do poder, agora as partes se esbofeteiam para se manter no poder e perto do cofre público. E tudo indica que, nesta peleja de cachorro grande, que rachou até o bloco coeso da Assembleia Legislativa, aquele que estará sentado no trono é quem deverá prevalecer puxando o foguete pela fuça e jogando-o ao solo. E isto não será feito sem estratégias. Entre tanta concorrência e confusão os leões também estão montando um script para tentar vencer a chamada terceira via, hoje representada pelo prefeito de São Pedro dos Crentes, o médico Lahésio Bonfim, pelo senador Roberto Rocha, que no frigir dos ovos deverá sair para o senado, o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, que talvez nem saia candidato, e o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, que deverá repetir 2018 e sair para federal.

O que se percebe, no entanto, é que o maior perigo para os interesses da poderosa máquina, provavelmente não será o concorrente amigo, aliado casuisticamente rebelado, praticante da tradicional política clientelista cara, das vultosas quantias, do toma lá dá cá, largamente praticado nos rincões, onde a educação é escassa e a pobreza é abundante. O grande temor dos poderosos não são as raposas viciadas e cevadas nas tetas dos cofres públicos, pois os "diferentes" sempre acabam se entendendo. O medo do grupo de Dino e Brandão é que Lahesio Bonfim se torne um nome muito conhecido entre os maranhenses, vez que eles sabem que o prefeito da pequenina cidade de São Pedro dos Crentes tem um potencial inimaginável de crescer e de se consolidar como a única via não alinhada ao governo de plantão.
É por isso que lançaram uma isca tentadora para o senador Roberto Rocha e, por tabela, para o presidente Bolsonaro, produzindo pesquisa que destaca o senador como o "provável nome que disputará o segundo turno com Carlos Brandão". Está mais que provado que Roberto Rocha não tem potencial para disputar o governo contra a máquina do estado. A título de exemplo, na última eleição para governador (2018), Roberto Rocha obteve apenas míseros 2,05% dos votos, somando apenas 64.446 sufrágios, votação insuficiente até para se eleger deputado federal. Eles sabem que Roberto nunca deixou de sonhar com o mesmo destino do pai, o ex-governador Luiz Rocha, que comandou o estado no início dos anos oitenta. E tentam fazer joguinho na tentativa de traze-lo para o confronto, que terá resultado bem previsível. Mas não é a primeira vez que eles jogam isca apostando na vaidade e na ambição da "vítima". De 2021 para cá, foi insistente a publicação de pesquisas dando ampla vantagem à ex-governadora Roseana Sarney para o governo do estado. É sabido que ela tem um eleitorado fiel e persistente, mas é macaca velha na política e sabe muito bem quando a esmola é grande e se faz necessário desconfiar. Roseana é pré candidata à Câmara Federal.

Lahésio Bonfim é o concorrente temido pelos Leões

O último anzol lançado pelo Palácio dos Leões, na tentativa de atrair RR e a massa de eleitor insatisfeita com a gestão Dino, visa diminuir o crescimento de Lahésio Bonfim, considerado o melhor prefeito do Norte e Nordeste do Brasil, e eliminar o grande concorrente de Flávio Dino ao Senado deixando assim o caminho livre para o socialista ocupar a cadeira senatorial e, ao mesmo tempo, facilitar a vida de Brandão na disputa para o governo do estado. Seria o mundo dos sonhos para a dupla pessebista.

O escritor Antonio Noberto em deferência ao pré-candidato a Governador Lahésio Bonfim(imagem acima):  ''O maranhense mais atento à política sabe que tudo o que eles querem é evitar uma disputa mano a mano com o jovem prefeito e médico Lahésio Bonfim''. 
O maranhense mais atento à política sabe que tudo o que eles querem é evitar uma disputa mano a mano com o jovem prefeito e médico Lahésio Bomfim, homem exemplar, movido por fé e paixão, convicto, sonhador e sem desgaste político, que conseguiu a proeza de alçar o desconhecido município de São Pedro dos Crentes, do 113 lugar no ranking do IDEB para o invejável posto de 2 lugar no ranking da educação básica do estado. Lahésio tem uma bonita história de vida, de luta e de superação, é um dos dez prefeitos mais bem votados do Brasil, quando se reelegeu com mais de 90% dos votos válidos. Ele não recebe salário de prefeito, antes doa o dinheiro para a construção de casas populares para famílias carentes. É o único prefeito do Maranhão que pagou 16 salário para os profissionais da educação e um dos primeiros a pagar o aumento de 33% do piso nacional dos professores. Enfim, são tantas virtudes e boas atitudes que os poderosos o temem e já começam a barrar pesquisas que o colocam nas duas primeiras posições. Lahésio Bonfim é a terceira via, o homem a ser batido em 2022.

O que precisamos saber é se Roberto Rocha vai se deixar iludir pela miragem do trono fácil, pelo engodo da isca milimetricamente pensada e lançada, ou se vai assumir a sua vocação ao Senado e deixar o caminho livre para Lahésio Bonfim seguir em frente e começar a missão de devolver aos maranhenses o orgulho e a esperança de termos novamente um estado livre de quase um século de oligarquias e comunismo, onde a geração de empregos e uma vida melhor voltarão a ser a prioridade absoluta.


Antonio Noberto é Turismólogo e Escritor

0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB