quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Considerado um dos principais expoentes da política maranhense atual, ex-candidato a Prefeito de Paço do Lumiar carrega sobre si a responsabilidade de conduzir- a partir do município- o debate público que se arrola à eleição

POR FERNANDO ATALLAIA   

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Diferentemente do que pensavam os desavisados, a filiação do empresário e líder político Francisco Neto ao PDT se deu ainda em Xinguara, sul do Pará, nos idos de 1986 quando ele ajudava o sogro na campanha de Vereador. Hoje no PSL, partido pelo qual concorreu em 2020 à Prefeitura de Paço do Lumiar,  Francisco foi alvo de ataques grosseiros,  em plena campanha, que visavam desestruturá-lo, tirando-o da disputa. Não recuou: mostrou ter discurso, tino e resiliência em momentos de adversidade como no episódio grotesco que o acusou de racismo.

‘’Foi uma acusação injusta e os ataques foram no sentido de desestabilizar minha campanha que crescia muito naquele momento. Foi uma tentativa de  criar um factoide político, mas  tudo foi esclarecido porque a verdade sempre vence no final’’, lembra.

O empresário Francisco Neto: há quase duas décadas ele participa da história de Paço do Lumiar. 
A verdade a que Francisco se  refere  tem relação direta com a própria história dele em São Luís. O empresário que comanda os quatro restaurantes Feijão de Corda e ainda o conceitual Flor de Vinagreira no Centro Histórico, é o mesmo empreendedor que alia cultura, gastronomia a um  ativismo social pungente. Na prática, são centenas de pessoas ligadas direta ou indiretamente aos empreendimentos de Francisco, não interessando a ele credo, raça ou cor, mas sim os laços de amizade e respeito.

A simplicidade vem da raiz genealógica. Filho de paraibano com índia, a esposa é mineira, e o coração  bate em prol de Paço do Lumiar há 19 anos. Lá na quinta maior cidade do estado, Francisco fez amigos, tem colaboradores, e foi provocado pelas comunidades locais a lançar-se candidato num cenário uniforme pontuado pelas conhecidas figuras de sempre. Ficou em terceiro na disputa, perdendo apenas para a atual prefeita e para Fred Campos.

CONCEITUAL O Flor de Vinagreira no Centro Histórico reúne bom gosto, gastronomia regional e arte. 
‘’Fiz uma campanha limpa, propositiva, sem ataques e com um programa de governo voltado para a verdadeira realidade de Paço do lumiar. Temos um povo pobre, ainda há muito desemprego e comunidades abandonadas e sem oportunidades. Eu propus mudar essa realidade porque sei como fazer’’, recorda Francisco, destacando que há uma diversidade de forças produtivas no município, contudo relegadas ao esquecimento. 

De fato o sabe. Francisco Neto formou gerações de bancários no Maranhão, especialmente na capital do estado, onde foi gerente dos bancos Itaú, Banorte, Bandeirantes, Caixa e  Unibanco.  Hoje, passado o pleito que marca sua introdução na política maranhense, o  também contabilista expõe preocupações pontuais com a conjuntura social maranhense, extravasando reflexões que perpassam o universo limitado da chamada política partidária.

O então pré-candidato em visita a comunidades luminenses às vésperas da eleição de 2020: projeto político que nasceu sob a égide das preocupações sociais. 
‘’Eu digo às pessoas que se filiem a um partido, é bom você está filiado a um partido, mas pensando no seu país, no seu estado, no seu município, mude a história, dê sua contribuição ao debate, lute, não se aliene da  sua própria realidade’’, apregoa o peselista que vem sendo procurado por inúmeros pré-candidatos  que almejam seu apoio em 2022.

Vida de restaurateur tem início em 2007- Quem frequenta ou é cliente assíduo dos Feijões de Corda sabe que a regra por lá, além do bom  atendimento, é a cultura da boa convivência entre clientes e empresa. Do alto dos seus 57 anos, mas com cara de 45, Francisco Neto não perdeu a jovialidade que transfigurada em criatividade dá o tom da ambientação de seus estabelecimentos.

‘’Há três décadas cheguei a São Luís, vindo do Pará. Vim como bancário e me apaixonei por essa cidade linda. Tomei gosto pela gastronomia nas viagens que fiz a trabalho, a passeio. Um bancário que sempre esteve atento aos costumes, à culinária dos países e  estados que visitei. Em 2007, impulsionado pela minha esposa, ingresso no mercado de restaurantes, já era hora de me despedir dos bancos após 32 anos contribuindo nesse setor’’, diz Francisco Neto.

A LOGO DO FEIJÃO Restaurante se tornou um emblema da vida maranhense. 
Deu certo. Um pouco temeroso da quebra de paradigma na trajetória profissional, o bancário que se transformou num empresário de sucesso do ramo dos pratos refinados, populares e engenhosos, comemora nos dias atuais o êxito na praça. Para brindar ao reconhecimento dos maranhenses ao trabalho que realiza anuncia para este ano um novo restaurante.

‘’Abriremos mais um restaurante,  creio que entre outubro e novembro deste ano’’, adianta.

2022, Paço 2024-  A eleição do ano que vem para Francisco Neto tem um paladar especial. Ele, que é presidente do Maranhão Destination, associação que congrega diferentes entes ligados ao turismo, acredita que o próximo governador conseguirá apreender a complexidade de um dos segmentos mais importantes da economia do estado. Num rol que reúne bares, pousadas, hotéis, restaurantes, agências de viagem e operadores, o próximo secretário do Turismo, para Francisco,  deve está antenado com as novas  exigências  do mercado e ele não se faz de rogado quando indagado por jornalistas quanto à sua participação naquilo que vê como mudança necessária ao setor.

‘’Já me perguntaram se eu aceitaria ser secretário do Turismo e a minha resposta é sim. Pela simples razão de querer contribuir,  colaborar com o segmento ao qual pertenço. Quero sempre ajudar, somar, estou sempre à disposição das boas causas e quanto ao Turismo precisamos de alguém da área na Secretaria, eu aceitaria de bom grado, mas sendo outro profissional do nosso segmento seria igualmente ótimo’’, vaticina.

Orbitando, agora, entre a iniciativa privada e a política, o dia a dia do empresário que já se dividia entre múltiplas tarefas e percepções, encontra no também  questionamento dos luminenses indagação quanto ao seu futuro político. O eleitorado de Francisco em Paço, ao lado de fãs e admiradores, querem vê-lo pré-candidato a Prefeito para 2024, ao que ele não tergiversa.

''Se já sou pré-candidato a Prefeito para 2024 é o que as pessoas me perguntam, mas estamos às vésperas de uma eleição concorrida para Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual e acho que devemos focar nesse momento...''. 
‘’Hoje, Francisco Neto é um nome em Paço do Lumiar. É uma realidade em Paço do Lumiar. Sei dizer que não passa pela minha cabeça me ausentar da política e da vida luminenses. Se já sou pré-candidato a Prefeito para 2024 é o que as pessoas me perguntam, mas estamos às vésperas de uma eleição concorrida para Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual e acho que devemos focar nesse momento. Agora, claro que é grande honra os luminenses estarem, espontaneamente, corroborando isso. Fico feliz’’, afirma o líder.

Pelo visto não é somente Francisco Neto que esboça felicidade ao ser aventado como possibilidade de 2024. Os luminenses já deixaram claro avalizar a ideia.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB