terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Vereadora Francimar comandará o Legislativo da terceira maior cidade do Maranhão sob a pressão daqueles que esperam, há 15 anos, por mudanças substanciais no município

Ciente do papel a ser desempenhado,  ela não perde a alegria e o bom-humor, mesmo diante do caos encontrado dentro e fora da Casa legislativa

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A Câmara Municipal de São José de Ribamar inicia, oficialmente,  dia 2 de fevereiro os trabalhos legislativos que terão à frente a primeira mulher a comandar a Casa num momento crucial da história ribamarense recente.

Eleita no pleito de 2020 com as mesmas prerrogativas e bandeiras defendidas pelo conjunto dos representantes da alternância no município, Francimar(PL), terá a missão de pautar- ao lado dos demais  vereadores- grande parte das ações do  Executivo a partir das demandas das quatro regiões.

Mas a vereadora, que mostra preparo  e tranquilidade diante da tarefa, anuncia a via pela qual será possível manter com os demais Poderes o diálogo em prol da cidade, e não pestaneja: ela quer fazer da Câmara um organismo vivo, ativo e atuante, presente  nos bairros e comunidades locais. Além disso, Francimar conclama os críticos e população a participarem diretamente das sessões da Casa que agora passam a ser realizadas pela manhã as terças e quintas-feiras.

A presidenta do Legislativo ribamarense, vereadora Francimar: sua gestão na Câmara deve inaugurar um novo momento na história política de São José de Ribamar.
 
Força feminina como inspiração- Ainda que não queira, a presença de Francimar no comando do Legislativo abrilhanta a autoestima de milhares de mulheres ribamarenses que veem nela um exemplo de superação, num universo ainda machista que determinou por anos a tomada de decisões na Câmara e com o qual ela deve romper para dá maior  fruição às atividades legislativas. A vereadora encontra   um cenário sombrio fora e dentro da Câmara. Terá de tocar o barco  das ações do Legislativo com poucos recursos e tendo ainda de pagar empréstimos passados. Na esfera da reivindicação pública, será  a única responsável pelo desenho das pautas que terá de contemplar áreas em visível estado de emergência, massacradas que foram por 15 severos  anos de  abandono. Entre elas, Saúde, Educação, Geração de Emprego e Renda e Infraestrutura.

Se sentindo encorajada diante do desafio de dá voz às gentes simples de São José de Ribamar, a presidenta prega uma Câmara partícipe do momento de transição social anotado com o advento da nova gestão municipal. Ela invoca o lema de sua candidatura como bússola para ações futuras e deliberações na Casa. Uma forma de conduzir o Legislativo sob metas que devam ser alcançadas, a exemplo da tão esperada justiça social ainda ausente na cidade.  

Na prática, a gestão de Francimar deve se caracterizar pela constante aproximação com as comunidades, como ela bem assinala e já nas primeiras semanas primando pelas leis que regem o Legislativo. A presidenta deve atualizar o Portal da Transparência em tempo hábil, obedecendo a um clamor antigo dos ribamarenses quanto à adequada divulgação de receitas e gastos. Já na Sede do Poder, reformas e reparos necessários serão realizados a partir do primeiro semestre.

Tudo ao toque feminino, que aliado à força de vontade  inerente às mulheres ribamarenses,  fará toda diferença na administração da Casa de Leis pelos próximos dois anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB