quarta-feira, 15 de julho de 2020
Apanelados históricos temem derrota do inexpressivo  Vice que substituiu um prefeito

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

Durante exatos 15 anos, a prefeitura de São José de Ribamar viu forasteiros, incluindo o cearense Zé Eudes Sampaio, refastelarem-se às bordas do Poder e a reclamação dos ribamarenses nesse período, pontuais, diziam respeito à desvalorização da mão de obra local em detrimento de apadrinhados oriundos de São Luís e outras cidades.

Hoje, após a ruptura abrupta proporcionada pelo elevado nível de consciência política construído no município, especialmente, a partir de 2017, quando a desistência de Fernando Moura da Silva revela a fome e  oportunismo dos governistas em apenas usar o Executivo ribamarense para fins de jactância e enriquecimento, onde substituições grosseiras são vistas como normais, a população da terceira maior cidade do Maranhão, sacudida por um enervante descontentamento, foi às ruas e redes bradar contra o  sistema que delegou a São José de Ribamar uma condição menor dentro do panorama administrativo estadual.

Essa realidade é um dos três terrenos onde a pré-candidatura de Zé Eudes está fincada, temerosa da defenestração definitiva. Não porque a falta de carisma do Vice contribua mais para sua derrocada que o cenário espinhoso que se apresenta desfavorável à gestão que ele agora comanda sob a égide das embromações. Mas, pelo farto acúmulo de abandono que se potencializou em efeito bumerangue contra àqueles que administram o município tergiversando entre ganhos para a própria carreira, equilibrando, assim, discurso falacioso e ausência de prática executora. 
· ANB Online·: BALNEÁRIA 2020: NA TERCEIRA MAIOR CIDADE DO ...
BIANA EM APUROS Cambéu eleitoreiro do grupo perde o efeito em São José de Ribamar: desgaste de Zé Eudes vem pondo  apanelados em desespero. 

O grupo governista está na corda bamba. Impopular, Zé Eudes é um ilustre desconhecido da grande maioria dos ribamarenses. Viveu à sombra de prefeitos  em São José de Ribamar por quase duas décadas e enfrenta um desafio para o qual não foi preparado. O anúncio de que ele seria um prefeito em resposta à desistência do prefeito causou estrépito na ocasião. É a primeira vez na recente história política ribamarense que a oposição, beneficiada pelo desastre da desistência aliado à falta de políticas públicas na cidade, se vê, de fato, próxima da vitória diante de um grupo que não anteviu as consequências de decisões meramente pessoais.

Desistência e tecnicidade- Acostumado a fechar eleições em São José de Ribamar em cofos de politicalha, os governistas veem  esse modelo ruir, há seis meses. Cooptaram alguns poucos alevinos  para, em defesa de lacunas e anomalias da administração, polarizar em ambiente eleitoreiro guerrinhas infrutíferas. Essa tática que ainda funcionava em 2016, perdeu total poder de fogo nos dias atuais, onde milhares de ribamarenses, desconhecidos de Zé Eudes, de forma voluntária repudiam ações sem alcance da prefeitura. O Vice não conseguiu conceber uma estratégia contra majoritária às vozes insatisfeitas e desce no ralo do desgaste, sem nem ao menos se dá conta da dimensão estratosférica de sua rejeição.

Em São José de Ribamar, onde os peixes tem uma significação  simbólica, já se fala que o cambéu eleitoreiro fornecido pelos governistas( leia-se governistas: Fernando Moura da Silva, Zé Eudes e mais quatro apanelados), já denuncia a falta de efeito; perdeu caldo. Mas, uma nova mudança na seleção de pescados  não é bem-vinda. Por outro lado, a continuação de Zé Eudes no projeto de reeleição, assombra o frágil grupo de mamateados desde quando a Agência Baluarte informou, em primeira mão, que seria ele, de fato, o nome para o pleito. Continua a ser, mas levantamentos técnicos apuram se, à revelia do desgaste, seria ainda viável  mantê-lo como pré-candidato.

A biana, ao que parece, está em apuros.

0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB