segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020
Trabalho desenvolvido na Semus serve de exemplo e referência aos demais setores da gestão pública
Ações empreendidas  pela Pasta mudaram o cenário da Saúde na capital do estado

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE

Quando o prefeito Edivaldo Holanda Junior autorizou a  reforma da Unidade de Saúde da Família na Vila Sarney   e     Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, o Centro de Especialidades Odontológicas na Alemanha estava em pleno funcionamento, como continua até hoje. As obras, em conformidade com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), integram o programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito, mas se destacam por terem alcançado uma área em especifico: a Saúde.
E não parou por ai. Ordem de Serviço para reforma de quase 20 unidades de saúde, dentre as quais, as localizadas nas regiões da Cidade Olímpica, Itaqui-Bacanga, zona rural  e Centro.
Pensando a gestão a partir de um conceito de integração das pastas que compõem o organograma, Edivaldo Holanda Junior vem sendo ao longo dos seus dois mandatos um gestor  visionário que, embasado na busca pela melhor prestação de serviços aos ludovicenses, encontra em um dos seus secretários a concordância precisa para efetivar ações e projetos de alcance estrutural na capital maranhense.
Uma preocupação real com a coletividade por parte dos dois gestores. A secretaria foi ainda mais longe. 
À frente da Semus, o administrador Lula Filho fez do setor, antigamente uma área  subárea  no debate público local, criticada, espinafrada pela opinião pública, um fórum positivo de reflexão sobre o futuro da Saúde a partir de sua gestão.  Não porque o   Programa de Controle de Arboviroses da Semus, ao lado dos centros cirúrgicos e a sala de recuperação pós-anestésica (RPA) que terão seus serviços iniciados este ano,  servem para sinalizar para uma preocupação real com a coletividade por parte dos dois gestores. A secretaria foi ainda mais longe: promoveu dentro dos shoppings da cidade campanhas de vacinação, reforçando a parceria com o MS. E não parou por ai. Ordem de Serviço para reforma de quase 20 unidades de saúde, dentre as quais, as localizadas nas regiões da Cidade Olímpica, Itaqui-Bacanga, zona rural  e Centro.
As obras, em conformidade com as regras da ABNT, integram o programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito. 
Chama atenção o fato de nenhum estrato da sociedade ludovicense ter sido esquecido na atual gestão da Saúde. Os idosos, por exemplo, mereceram em 2019 e nos anos anteriores atenção redobrada, qualificada, exponencial. A gestão de Lula Filho na secretaria aponta para uma visão de desenvolvimento local e regional na melhor relação entre recurso, ação e resultado. O próprio Caisi- Centro de Atenção Integral ao Idoso- mantido pela Prefeitura de São Luís, por meio Semus, realiza cerca  de 13 mil atendimentos por mês.
A preocupação com a vida e história do paciente mobilizou centenas de profissionais da Secretaria na campanha Fale pela Segurança do Paciente. Um constante laboratório pela qualidade da assistência. 
A preocupação com a vida e história do paciente mobilizou centenas de profissionais da Secretaria na campanha Fale pela Segurança do Paciente. Um constante laboratório pela qualidade da assistência àqueles que procuram atendimento em São Luís.

Campanha para prevenção do suicídio;  Centros de Atenção Psicossocial a todo vapor; parcerias institucionais com institutos, órgãos e...
Campanha para prevenção do suicídio;  Centros de Atenção Psicossocial a todo vapor; parcerias institucionais com institutos, órgãos e entidades. Toda essa gama de ações desencadeadas vem propiciando aos ludovicenses um momento único na historia da Saúde na capital e fazem parte do conjunto de estratégias pensadas por Edivaldo Holanda Junior com o auxilio agregador,  indispensável de Lula Filho.
De janeiro a abril de 2019, mais de 3,2 mil atendimentos foram realizados. 
Mas para Edivaldo e Lula ainda é pouco e  a Secretaria foi às ruas. O programa Consultório na Rua voltado às pessoas em situação de rua leva assistência direta a gestantes, adolescentes e idosos que vivem em vulnerabilidade social. De janeiro a abril de 2019, mais de 3,2 mil atendimentos foram realizados. Essas ações, medidas e implementações dizem muito do que a atual gestão da Saúde tem como conceito no seio da administração pública: quebrando velhos  paradigmas e inaugurando novas formas de atuar no setor, a constante atenção dispensada ao corpo de profissionais da Semus; Conselhos e demais integrantes da área é uma premissa que vem sendo levada muito a sério por prefeito e secretário. Os servidores seguem valorizados.
Resultado de imagem para lula filho edivaldo holanda junior agencia baluarte"
EM SÃO LUÍS O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior e o secretário Lula Filho: administração na Saúde que entrará para a história da gestão pública. 
Uma aula de gestão que não ofuscaria as demais, mas de forma generosa caminha para sagrar-se como fundamental à leitura  destas e do futuro.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB