terça-feira, 23 de julho de 2019
Segmento oposicionista cresce, vertiginosamente, na cidade
Líderes independentes veem como maus olhos postura inerte  do Governo municipal   e acreditam em motins populares no ano da eleição

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE
atallaia.baluarte@hotmail.com

A insatisfação que banha a terceira maior cidade do Maranhão, da Vila Flamengo ao Moropoia, na Sede, tende a ganhar feição de revolta generalizada em 2020, segundo preveem os líderes independentes de São José de Ribamar.

Estopins apontados por todos os lados, o município ribamarense virou uma bomba prestes a explodir em face daquela que vem sendo classificada como ‘gestão paralela’ que não atende a sequer 1% das demandas locais. Agora, sob a égide da pressão popular, a administração de Eudes Sampaio, do PTB, assiste a uma insatisfação descontrolada que ameaça exonerar pela via democrática o corpo de gestores que comanda a Balneária há 15 anos.

Segundo informam os lideres,  as manifestações contra a gestão do prefeito podem eclodir a qualquer momento, podendo iniciar-se a partir de regiões improváveis. ''Se observarmos  a situação crítica dos Parques pode vir de lá; das Vilas, pouco provável porque lá há dois vereadores que servem de interlocutores  do Luis Fernando(Moura da Silva) e do  Eudes; cremos que a situação de menosprezo vivida pelos Araçagis poderia fazê-los reagir num confronto de indignação que este Governo não suportaria'', avalia um deles.

Resultado de imagem para sao jose de ribamar
MOTINS POPULARES NO ANO DA ELEIÇÃO Líderes independentes veem como maus olhos postura inerte  do Governo municipal   e acreditam em...

Falta de articulação institucional- Mergulhada até o pescoço na falta de articulação institucional retratada em assessorias despreparadas e confusas, a gestão de Sampaio virou uma torre de babel onde todos falam e nada explicam. Nas últimas duas semanas o setor responsável por veiculações foi de encontro a duas  informações oficiais, criando um imbróglio comunicacional só resolvido após três notas divulgadas. Esse amadorismo predominante vem dando escopo à oposição que vem  conseguindo  canalizar as muitas deficiências da administração para diferentes segmentos da sociedade local.

Outra ausência gritante da administração diz respeito ao modelo de captação de recursos para obras públicas. Ainda pendurada nos chamados ‘remendos’, a gestão de Sampaio vive a mendigar emendas de um único deputado federal. O prefeito não dialoga com os Ministérios, não consegue arrojar o entendimento com o Governo do Estado e tem participação zero nas articulações com o Terceiro Setor, de onde é também possível angariar recursos e parcerias. Já o Tesouro Municipal mal  aparece no organograma das ineficientes ações.

Com altas  taxas de tributos e impostos e Fundo de Participação Especial invisível, a Prefeitura de Sampaio vem sendo alvo de cobranças dos ribamarenses quanto à aplicabilidade do dinheiro recolhido. A grande maioria  dos 230 mil  munícipes acredita que  Eudes estaria ‘fazendo caixa’ para a  eleição vindoura, mas membros do Executivo  negam a ilação. O fato é que os montantes milionários recebidos mensalmente,  há quase três anos,  não se revertem em benfeitorias para as 139 comunidades do município. 

Campo político  minado- Essas e outras lacunas no seio das gestões de Fernando Moura da Silva, mantidas por  Eudes Sampaio na atualidade, foram sintomáticas para a introdução de um novo cenário político-social em São José de Ribamar.

Centenas  de lideranças emergentes vem surgindo na Balneária abandonada há exatos 17 meses, quando teve inicio o esfacelamento das planejadas ideias eleitoreiras  propostas por Moura na última campanha.

Já nas hostes partidárias, o aprofundamento do debate público vem sendo delineado por legendas engajadas como o MDB, Patriotas, PMB e PDT, de onde possivelmente sairá a chapa que enfrentará Eudes Sampaio daqui a 14 meses. Por fora, correm ainda oito siglas com atuação não menos relevante no município. A diferença é que agora os partidos com residência fixa na cidade temem as coligações governistas, uma vez que o atual prefeito acaba de bater 80% de rejeição em solo ribamarense.

Um comentário:

  1. Otima materia fernando mas o nosso prefeito eudes sampaio vai dar é a volta por cima com marlene de vice a primeira mulher vice de Ribamar a gradne vereadora marlene monroe aguardem gente
    Laura da Jota Camara amiga de cloves

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB