sábado, 20 de abril de 2019
A UM PASSO DA EXTINÇÃO
Iphan não mostra medidas preventivas e de enfrentamento da deterioração do Centro que vai desabando para uma total dizimação

POR FERNANDO ATALLAIA
REPÓRTER DE CIDADES DA AGÊNCIA BALUARTE 
atallaia.baluarte@hotmail.com

Os casarões do Centro Histórico de São Luís estão desaparecendo e o Iphan tenta disfarçar a responsabilidade pelo fato atribuindo ao período chuvoso o problema. 

Resultado de imagem para CASAROES DE SAO LUIS DESABANDO 2019
Na realidade, segundo explicam especialistas da área do Patrimônio,  o que há é o...
Na realidade, segundo explicam especialistas da área do Patrimônio,  o que há é o acúmulo de falta de ações preventivas e de combate à deterioração do Centro por parte do Instituto que, conforme eles, nunca buscou adequar ações junto aos moradores do local, assim bem, como aplicar os investimentos milionários repassados pelo Governo federal para preservação e manutenção dos prédios tombados. 
Resultado de imagem para CASAROES DE SAO LUIS DESABANDO 2019
Os casarões do Centro Histórico de São Luís estão desaparecendo.
''O que há claro ai é a frequente e conhecida omissão do Iphan. O Instituto  deveria buscar meios de fortalecer a estrutura física do conjunto dos prédios e monumentos tombados daquela área, no sentido de que quando viessem as chuvas , em face do trabalho realizado pelo órgão, os casarões suportassem o período’’, afirmou um arquiteto de São Luís que preferiu não ser identificado por medo de represálias. 
Resultado de imagem para CASAROES DE SAO LUIS DESABANDO 2019
Há três meses se registram desabamentos pontuais no Centro Histórico. Uma...
Há três meses se registram desabamentos pontuais no Centro Histórico. Uma avalanche de abandono propiciada pela Prefeitura da capital  maranhense aliada à inércia do Iphan , vem redesenhado uma nova paisagem para o Maranhão. O estado corre o risco de perder o título de Patrimônio Cultural da Humanidade dado a São Luís pela Unesco. 

Resultado de imagem para FABIO HENRIQUE ITAPARY  EDVALDO
CHUVAS COMO DESCULPA Gestores do Centro Histórico, Mauricio Itapary e Edivaldo Holanda Júnior nada fazem  para conter deterioração.
''A Unesco, com certeza, não dirá que as chuvas estão destruindo o Centro Histórico. Ela buscará, através de laudos e pareceres técnico-científicos as razões , que para nós arquitetos, estão claras: falta um programa por parte do Iphan maranhense voltado para a manutenção continuada dos casarões, visando a preservação do Patrimônio. Se é que ainda vai restar algum casarão’’, vaticinou o arquiteto.

3 comentários:

  1. É lamentável que o órgão que deveria previnir a deterioração desses casarões nada fazem!

    ResponderExcluir
  2. Pra onde ta indo essa dinheira toda siow

    Ronaldo da Maiobinha

    ResponderExcluir
  3. É visível a omissão do IPHAN quanto à conservação do conjunto arquitetônico.Culpar o período chuvoso também é parte do plano deles de nada fazer para conservar o passado histórico da cidade.

    ResponderExcluir


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB