sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019
Moura da Silva , o prefeito de 2005, levado por Zé Reinaldo e Jota Câmara a São José de Ribamar, há muito já não é o mesmo

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE
atallaia.baluarte@hotmail.com

A perda de credibilidade junto à classe política da terceira maior cidade do Maranhão começou devassar o ambiente interno do prefeito Fernando Moura da Silva(PRB),  que, a  18 meses da próxima eleição, não consegue emplacar estratégia de reação contra o avanço dos sete grupos oposicionistas  existentes, hoje,  em São José de Ribamar.  

Resultado de imagem para nonato lima sao jose de ribamar
Ex-líder de Governo de Moura, Nonato Lima lançou  pré-candidatura  a Prefeito de São  José de Ribamar.
Que Fernando Moura da Silva  já não reúne as mesmas condições psicológicas e de gestão, quando levado em 2004 por Zé Reinaldo e Jota Câmara atracou na Balneária , disso ninguém duvida. Mas que o prefeito iria sucumbir à pressão generalizada imposta pela ausência de medidas executivas de comando, alguns poucos esperançosos ainda criam que haveria contraponto.

O fato é que a administração de Moura esbarra frontalmente com uma nova São José de Ribamar super populosa e de demandas gritantes que se arrastam sem solução desde janeiro de 2005 quando Fernando assumiu a prefeitura pela primeira vez. Dentre estas, a falta de um projeto estrutural de geração de emprego e renda que desse à cidade autonomia, liberdade e independência econômica das demais cidades do  estado. Esse vácuo acabou por propiciar o fortalecimento da criminalidade em território ribamarense, especialmente o tráfico de drogas, que atua como lógica de opção à grande parte do tecido social do município afunilado pelo desemprego. 
Resultado de imagem para jota pinto aliança ribamarense
O ex-deputado Jota Pinto fundou Movimento que congrega grande parte das lideranças da cidade na atualidade.
Mas esse não é  apenas um sintoma cruel da indiferença das gestões do grupo de Moura em São José de Ribamar. Calcula-se que mais de 80% das ações registradas pela mídia governista amealhada ao prefeito não passa de oca estratégia de marketing. Na prática, não há reflexo real e consistente de que as ações apregoadas por Fernando Moura tenham de fato causado  impacto positivo na realidade dos mais de 200 mil ribamarenses que povoam a Balneária. 
Resultado de imagem para luis fernando silva
O prefeito Fernando Moura da Silva: perda de credibilidade e carta na manga.
É dentro dessa atmosfera excludente que o campo político se abre , há dois anos, dando espaço a novas vozes alternativas num cenário cada vez mais maleável. Gente com atuação na cidade e outros que de alguma maneira a ela se vinculam. Fernando Moura da Silva ainda não declarou pré-candidatura à reeleição. Oscila entre um desgaste sem precedentes em sua história e a possibilidade de ao menos indicar um secretário como sucessor, caso o crescimento da oposição junto à opinião pública local se torne  incontrolável até julho. 

Carta na manga- Ainda apoiado em malabarismos midiáticos inoperantes, Moura conserva a pasteurizada e batida estratégia comunicacional de lançar mão de ovações alheias à situação de calamidade do município.  Há cinco dias mandou divulgar, sem repercussão,  fato com feição de evento social , sem ganhos concretos aos munícipes. O repúdio dos ribamarenses ganhou as redes sociais além-fronteiras. ‘’Vivendo um novo momento, de reconstrução e desenvolvimento, São José de Ribamar volta a ser destaque no cenário nacional, inspirando a produção científica por meio de sua história, belezas, cultura e o trabalho realizado pela administração municipal’’, dizia um release oficial da gestão que tentava fazer de mera participação numa Assembleia um acontecimento histórico. 
Resultado de imagem para edmar cutrim
EM 2020 Diante do caos social verificado na terceira maior cidade do Maranhão, o conselheiro do TCE Edmar Cutrim vê possibilidade de concorrer ao Executivo.
Saiu pela culatra. A cada investida de adestramento coletivo por parte da administração municipal, os ribamarenses atendem ao chamado do descontentamento e retribuem sinalizando para a atual conjuntura de desastre vivenciada pela Balneária, com índices alarmantes de miséria, fome , avanço da criminalidade e desemprego nunca antes registrados. A falta de perspectiva social  traz desalento, da Região das Vilas à Sede.  Centenas de ribamarenses migram, nos dias atuais, para outros estados ou cidades vizinhas em busca de oportunidades. 

Mas, embora vislumbre cenário impensável para as cidades que buscam o enfrentamento das desigualdades sociais no País, São José de Ribamar vem reagindo: há, além dos já conhecidos nove pré-candidatos a Prefeito para o pleito de 2020,  mais três opções a serem anunciadas ainda este ano. Fernando Moura da Silva, por sua vez,  guarda uma carta  na manga. 

Mas evita torná-la pública até meados de 2019.

Um comentário:


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores