terça-feira, 9 de outubro de 2018
Mais um passo foi dado para tornar o Porto do Itaqui mais competitivo e viabilizar a retomada da linha regular de contêineres
Mais um passo foi dado para tornar o Porto do Itaqui mais competitivo e viabilizar a retomada da linha regular de contêineres. Um acordo firmado entre a empresa Pedreiras Transporte e os sindicatos das três categorias de trabalhadores portuários (conferentes, arrumadores e estivadores), garantindo tarifa única para movimentação desse tipo de carga, associado ao interesse do mercado, pode determinar a breve retomada dessa operação, com potencial para movimentar 1.800 contêineres/mês. A informação é da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).
“Esse é um momento único, um encontro histórico que viabiliza essa
operação que é um anseio da comunidade portuária, sobretudo dos donos de
carga”, disse o diretor comercial e financeiro da Pedreiras Transporte,
Antônio José Jansen Pereira. “A EMAP, como autoridade portuária, criou
todas as condições para que esse acordo fosse firmado com a classe
trabalhadora, parte mais importante nesse processo, porque abre postos
de trabalho no âmbito do OGMO”, explicou. A OGMO é o Órgão Gestor de Mão
de Obra do Porto do Itaqui.
O acordo integra um esforço conjunto para a retomada dessa operação
no Itaqui e inclui a participação da EMAP, com investimentos em
infraestrutura no Porto do Itaqui e da Intrading Global (negócios
internacionais), que representa sete empresas dos setores de serviços,
home center, supermercados e indústrias de produtos de limpeza.
“A retomada da linha de contêiner é fundamental para o atual
momento que o Maranhão vive, atraindo mais negócios e diminuindo o custo
logístico para as empresas maranhenses. Nesse cenário o Porto do Itaqui
consolida a sua competitividade no mercado e o papel do porto público
como fomentador de desenvolvimento, geração de negócios e empregos para o
estado”, afirmou o presidente da EMAP, Ted Lago.
Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores, a categoria está
vivendo um momento único. “Voltamos a sentir alegria de estar na
operação, de trabalhar e manter a produtividade”, disse. “Tudo isso vai
levar a uma maior movimentação de cargas no porto público do Itaqui e
isso é apenas o começo de uma nova etapa de melhorias”, afirmou o
presidente do Sindicato dos Conferentes, Albert Diniz.
O projeto de ampliação da infraestrutura portuária para armazenagem
de contêineres da EMAP contempla uma área de 20.250 metros quadrados
com capacidade estática para 1.341 TEUS. Foram investidos R$ 10 milhões
na obra de engenharia e outros R$ 9 milhões serão investidos na
reestruturação do sistema elétrico.
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Com o mesmo entusiasmo o presidente do Sindicato dos Arrumadores,
Carlos Magno, disse que espera mais serviço e desenvolvimento. “É um
sonho ver a EMAP, os sindicatos, operadores e armadores, todos juntos. E
quando isso acontece a tendência é crescer”, completou.
De acordo com o sócio do Grupo Dimensão, Murillo Palácio, a
viabilização da linha regular de contêineres é de grande importância
para o desenvolvimento do comércio e da indústria local e regional.
“Dessa forma a gente garante uma competitividade maior e um melhor
retorno para a sociedade, com preço justo. Nós podemos crescer e o
Maranhão também”, afirmou.
Investimentos
O projeto de ampliação da infraestrutura portuária para armazenagem
de contêineres da EMAP contempla uma área de 20.250 metros quadrados
com capacidade estática para 1.341 TEUS. Foram investidos R$ 10 milhões
na obra de engenharia e outros R$ 9 milhões serão investidos na
reestruturação do sistema elétrico.
De forma integrada, o Estado trabalha no adensamento de cadeias
produtivas, de modo a viabilizar a movimentação de contêineres na
ferrovia, o que possibilitará um aumento significativo do volume de
cargas, inclusive com grande potencial de escoamento de carne
refrigerada conteinerizada.
Saiba mais
As linhas regulares de contêineres se estabelecem quando existe
equilíbrio entre entrada e saída de cargas de um mercado, possibilitando
custos competitivos, sem o chamado “frete morto”. Historicamente, as
linhas regulares que se estabeleceram no Porto do Itaqui foram atraídas
para atender a movimentação de cargas âncoras, como o níquel e alumínio,
além de cargas de projetos, que são sazonais.
A finalização de grandes projetos no Maranhão e a descontinuidade
na produção de alumínio tiveram um impacto significativo nos volumes
movimentados. Sem as cargas âncoras os custos logísticos para os
clientes ficaram altos, e o volume, insuficiente para manter a
atratividade perante os armadores, que suspenderam as linhas.
Os armadores continuaram demonstrando interesse em retomar essas
linhas, mas para isso o mercado local precisava garantir um volume
mínimo aceitável pelo armador, o que está ocorrendo agora com o grupo de
sete empresas interessadas no negócio.
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