terça-feira, 25 de setembro de 2018
Estudo da Fecomércio-MA revela que 62,7% dos ludovicenses devem presentear nesse período
Rua Grande é destaque entre os locais de compra

 O levantamento de intenção de consumo para o Dia das Crianças 2018, realizado pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), demonstrou que 62,7% dos ludovicenses pretendem comprar algum produto para presentear em função da data, o que representa um aumento de 12,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, a intenção de comemorar a data alcançou 48,1% dos entrevistados, indicando um crescimento de 12,4% em relação a 2017.

De acordo com a Federação do Comércio do Maranhão, a aceleração de consumo em relação ao ano passado se dá em função da gradual recuperação do mercado de trabalho que tem contribuído fortemente para o restabelecimento da renda das famílias e para o aumento do nível de intenção de consumo nesse momento. De modo geral, o mercado de trabalho gerou um saldo de 3.821 novos postos de trabalho na economia de São Luís e 8.126 vagas em todo o estado no período de janeiro a julho deste ano.

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Em relação aos pagamentos, 68% dos consumidores afirmaram que deverão realizar as compras para o Dia das Crianças utilizando a modalidade à vista.
De modo geral, a pesquisa revelou dados positivos que vão desde o aumento na intenção de gastos no período, até a volta expressiva da preferência de comprar presentes na Rua Grande, considerada o principal polo de comércio de São Luís. O levantamento demonstrou ainda, que a intenção de consumo se apresenta mais favorável entre o público feminino (68,3%), consumidores com idade de 21 a 35 anos (67,9%), com ensino médio (59,1%) e renda familiar mensal de três a seis salários mínimos (71,1%).

Destaques

O estudo realizado pela Federação do Comércio do Maranhão para o Dia das Crianças 2018 demonstrou que 69,2% dos consumidores pretendem comprar presentes nas lojas do Centro Comercial e Rua Grande. Em seguida, estão as lojas de bairro (35,1%) e os Shopping Centers (23,8%), que ficaram na terceira posição e sofreram redução de 24% na intenção de consumo em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre os consumidores que estão convictos que irão às compras no período, o percentual de ludovicenses que apontou que deverá comprar apenas um item para presentear foi de 40,4%, revelando um aumento de 11%, seguido dos que desejam comprar dois presentes (32%) que apresentaram leve crescimento de 1,26%. Além disso, o levantamento apresenta uma tendência maior de gastos para este ano, indicando que a média por presente ficou em R$ 90 e o valor total da compra, incluindo quem vai comprar mais de um presente e quem pretende gastar com a comemoração, ficou em R$ 191, o que revela aumentos de 2,3% e 2,7%, respectivamente.

Em relação aos produtos preferidos, a lista dos presentes é liderada por brinquedos, que alcançaram 84,1% de intenção de consumo, revelando um aumento de 43% em relação a 2017. Em segundo lugar ficou os artigos de vestuário (27%), seguido de videogame (5,7%), jogos eletrônicos (3,2%) e bicicleta (2,7%).

Pagamento e motivações

Em relação aos pagamentos, 68% dos consumidores afirmaram que deverão realizar as compras para o Dia das Crianças utilizando a modalidade à vista, sendo que desse total, 40,6% pretende utilizar dinheiro em espécie e 27,4% tem a intenção de usufruir do cartão de débito. Em segundo lugar, aparece o uso do cartão de crédito com 55,8% de preferência, o que representa um aumento de 145% em comparação com 2017.

O levantamento analisou também, o dia em que os consumidores pretendem ir às compras, revelando que 32,7% preferem o sábado, seguido dos que indicaram não ter dia certo para fazer as compras (29,5%). Foram citados com menor relevância a sexta-feira (20,6%), o domingo (14,1%), a quinta-feira (4,1%) e a quarta-feira (2,3%) como dia preferencial para compras.

Quanto aos motivos que levam aos consumidores a entrarem nas lojas e efetuarem as compras, 56,2% dos entrevistados revelaram que os Preços são o fator primordial no momento das compras, já 49,4% apontam para as Promoções como o fator de maior influência nessa hora. Outros motivos que também formaram a lista de motivações dos consumidores foram as Variedades (15,4%), Qualidade dos produtos (9,0%), Atendimento (4,7%) e vitrine (4,3%).

Mais

A pesquisa de intenção de consumo para o Dia das Crianças 2018 em São Luís, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), entrevistou 700 consumidores na capital maranhense, entre homens e mulheres com idade acima dos 18 anos, nos principais pontos de movimentação da cidade. A margem de erro da amostra é de 3,7% e a margem de segurança é de 95%.

MATÉRIA ENVIADA PELA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DO MARANHÃO

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