quinta-feira, 2 de agosto de 2018
Campanha
pela melhoria na gestão da pesca artesanal chega
ao litoral do Maranhão
São Luís, 01 de agosto de 2018 – Construir acordos de pesca e engajar pescadores no esforço de monitoramento da produção pesqueira, fomentando uma gestão sustentável e participativa da atividade, e regulamentar áreas de conservação e recuperação de espécies marinhas onde elas possam se reproduzir livremente, sem a pressão da captura, são os objetivos das Campanhas por Orgulho que começam a ser lançadas neste final de semana no Maranhão. A iniciativa é da ONG Rare, que vem implementando essas campanhas no país desde 2015, num esforço coordenado que inclui desde o estímulo ao sentimento de apropriação e orgulho dos recursos naturais de determinadas áreas e a mediação de conflitos até ações de monitoramento biológico e proposição de medidas de manejo adequadas, visando a adoção de práticas sustentáveis e a recuperação da produção pesqueira.
SOBRE A RARE - A Rare é uma organização ambientalista com 40 anos de atuação, cuja missão é inspirar mudanças para que as pessoas e a natureza possam prosperar. A Rare acredita que o comportamento humano, muito mais do que parte do problema, é peça central na busca por soluções para um meio ambiente saudável e equilibrado, tendo desenvolvido uma tecnologia social que incorpora as emoções e a motivação na definição de processos de mudança e adoção de comportamentos ambientais duráveis e mais sustentáveis.
A organização já atuou em mais de 50 países utilizando sua experiência em ciência comportamental junto a comunidades tradicionais que dependem da natureza para seu sustento, apoiando o desenvolvimento de soluções locais para enfrentar os desafios da conservação global. A Rare, que atualmente concentra seus programas em três linhas temáticas — ‘pesca’, ‘agricultura’ e ‘água’ —, estabeleceu-se no Brasil em 2014 com o intuito de contribuir para a melhoria da gestão da pesca artesanal costeira no país. O trabalho da organização no país é financiado, em sua maior parte, pela fundação americana Bloomberg Philanthropies — que engloba todas as atividades filantrópicas do ex-prefeito de Nova York, Michael R. Bloomberg — e pelo Instituto Humanize. Conheça mais sobre a Rare em http://www.rare.org/pt-br/
MATÉRIA ENVIADA PELA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA RARE
ao litoral do Maranhão
Eventos
de lançamento
acontecerão
ao longo do
mês de agosto e mobilizam autoridades locais
e comunidades pesqueiras em quatro
áreas marinhas protegidas no Estado
mês de agosto e mobilizam autoridades locais
e comunidades pesqueiras em quatro
áreas marinhas protegidas no Estado
São Luís, 01 de agosto de 2018 – Construir acordos de pesca e engajar pescadores no esforço de monitoramento da produção pesqueira, fomentando uma gestão sustentável e participativa da atividade, e regulamentar áreas de conservação e recuperação de espécies marinhas onde elas possam se reproduzir livremente, sem a pressão da captura, são os objetivos das Campanhas por Orgulho que começam a ser lançadas neste final de semana no Maranhão. A iniciativa é da ONG Rare, que vem implementando essas campanhas no país desde 2015, num esforço coordenado que inclui desde o estímulo ao sentimento de apropriação e orgulho dos recursos naturais de determinadas áreas e a mediação de conflitos até ações de monitoramento biológico e proposição de medidas de manejo adequadas, visando a adoção de práticas sustentáveis e a recuperação da produção pesqueira.
As
Reservas Extrativistas (Resex) Arapiranga-Tromaí, Cururupu e Delta do
Parnaíba (que faz divisa com o Piauí) e a Área de Proteção Ambiental
(APA) Delta do Parnaíba integram o conjunto de áreas marinhas protegidas
que estão recebendo a Campanha em sua segunda temporada no país. Além
destas unidades de conservação, que constituem áreas de replicação, em
continuidade às ações realizadas pela Rare no ciclo anterior
(2015-2017), também participam da iniciativa sete novas áreas
localizadas no litoral do Pará e de Pernambuco.
As
Resex Arapiranga-Tromaí e Cururupu ficam na região conhecida como
reentrâncias maranhenses, marcada por uma faixa costeira sinuosa formada
por baías rasas e estuários separados por penínsulas lamosas cobertas
por uma extensa área contínua de mangues preservados. Inserem-se no 2º
maior cinturão de manguezais do mundo, com inúmeros rios, dunas, praias e
ilhas que abrigam grande diversidade e servem como berçário para a
maioria das espécies pesqueiras de valor comercial. O arquipélago
formado por mais de 70 ilhas fluviais que constitui o Delta do rio
Parnaíba também é uma região com enorme diversidade de flora e fauna,
especialmente rica em aves, peixes e crustáceos, com exuberância de
manguezais, igarapés, lagoas de água doce, praias e dunas que atraem
visitantes de todos os cantos do planeta.
Engajamento e orgulho -
Em que pese toda essa riqueza, Josenilde Fonseca e Luciano Galeno,
responsáveis pela co-coordenação das campanhas na Resex Cururupu e no
Delta do Parnaíba, respectivamente, comentam que os pescadores dessas
áreas vêm percebendo, a cada ano, a redução do estoque de algumas
espécies, sobretudo aquelas de maior valor comercial que são muito
exploradas. Por
isso, um dos objetivos das Campanhas por Orgulho nessas áreas é
sensibilizar as comunidades pesqueiras sobre a importância de as
espécies terem um descanso reprodutivo, para que se consiga a
recuperação dos estoques tão valiosos para a economia e os modos de vida
local, e, neste sentido, formalizar regulamentações como os acordos de
pesca.
A
bióloga Ana Carolina Marciano, gerente de programas da Rare, explica
que uma das táticas nesse tipo de campanha é a identificação de
espécies-alvo de importância local utilizadas como chamariz para estimular o envolvimento comunitário.
No caso das áreas no Maranhão, as espécies selecionadas são a pescada
amarela – conhecida regionalmente como o ‘ouro do Maranhão’ – e o
robalo. “Estas espécies de peixe vão se tornar protagonistas por meio de
mascotes carismáticos que marcarão presença em ações de educação
ambiental em escolas, espaços e eventos públicos e serão porta-vozes de
informações sobre as ameaças à biodiversidade”, conta.
A
Campanha por Orgulho é baseada em uma metodologia da Rare que utiliza
técnicas de marketing social para impulsionar mudanças de comportamento
que beneficiam a natureza e a qualidade de vida das comunidades
costeiras de pescadores. A Rare acredita que os esforços de conservação
ambiental só são bem-sucedidos quando aliam ciência à uma compreensão
dos aspectos sociais e das normas culturais de uma dada localidade. O
trabalho visa promover o sentimento de orgulho nas pessoas em relação às
espécies, às tradições e aos hábitats locais que tornam suas
comunidades únicas e especiais. Ao mesmo tempo, a campanha fornece as
ferramentas necessárias para que a população possa conservar seus
recursos naturais e propõe alternativas àquelas condutas nocivas ao meio
ambiente.
Ana
Carolina Marciano lembra que outra tradição nas Campanhas por Orgulho é
utilizar a música para sensibilizar as pessoas. “Por isso promovemos um
encontro de um músico local, oriundo de uma das comunidades no Pará
onde também estamos implementando esse trabalho, para liderar a criação
de uma canção temática para as campanhas, com a participação dos
coordenadores de campanha e da equipe Rare”. O esforço culminou na
composição coletiva de “Eu sou Pescador”, gravada nas versões carimbó e
forró, para ser disseminada no Pará, em Pernambuco e no Maranhão.
‘Pescar,
Conservar, Prosperar’ é o slogan do pacote de Campanhas por Orgulho que
a organização está implementando no litoral brasileiro. Em comum, elas
também têm, na linha de frente da iniciativa, a figura do Coordenador de
Campanha – uma liderança local escolhida pela Rare e parceiros que
recebe extensa capacitação em marketing social voltado para comunidades,
planejamento de campanhas, gestão pesqueira e financeira para poder
realizar o trabalho junto às comunidades.
Ao
todo, as ações das campanhas no Maranhão devem envolver diretamente
cerca de 2 mil pescadores, de 15 comunidades, e impactar aproximadamente
6 mil pessoas – entre pescadores e familiares.
Parcerias institucionais
- Em âmbito nacional, a Rare tem como parceiros na implementação das
campanhas o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
(ICMBio) e a Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas
Extrativistas Marinhas (Confrem). Dentre as alianças estratégicas nos
Estados do Maranhão e Piauí, destacam-se a
Universidade Federal do Piauí, a Universidade da Amazônia (Unama), a
Comissão Ilha Ativa (CIA), a Cooperativa de Pescadores Artesanais de
Carutapera e colônias de pescadores artesanais locais.
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AGENDA DE LANÇAMENTO DAS CAMPANHAS POR ORGULHO NO MARANHÃO E PIAUÍ
04/08 Reserva Extrativista Marinha Arapiranga-Tromaí
18/08 Reserva Extrativista Marinha de Cururupu
25/08 Reserva Extrativista Marinha Delta do Parnaíba (foco no MA)
26/08 Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba (foco no PI)
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SOBRE A RARE - A Rare é uma organização ambientalista com 40 anos de atuação, cuja missão é inspirar mudanças para que as pessoas e a natureza possam prosperar. A Rare acredita que o comportamento humano, muito mais do que parte do problema, é peça central na busca por soluções para um meio ambiente saudável e equilibrado, tendo desenvolvido uma tecnologia social que incorpora as emoções e a motivação na definição de processos de mudança e adoção de comportamentos ambientais duráveis e mais sustentáveis.
A organização já atuou em mais de 50 países utilizando sua experiência em ciência comportamental junto a comunidades tradicionais que dependem da natureza para seu sustento, apoiando o desenvolvimento de soluções locais para enfrentar os desafios da conservação global. A Rare, que atualmente concentra seus programas em três linhas temáticas — ‘pesca’, ‘agricultura’ e ‘água’ —, estabeleceu-se no Brasil em 2014 com o intuito de contribuir para a melhoria da gestão da pesca artesanal costeira no país. O trabalho da organização no país é financiado, em sua maior parte, pela fundação americana Bloomberg Philanthropies — que engloba todas as atividades filantrópicas do ex-prefeito de Nova York, Michael R. Bloomberg — e pelo Instituto Humanize. Conheça mais sobre a Rare em http://www.rare.org/pt-br/
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