terça-feira, 10 de julho de 2018

Iniciado planejamento para criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Buriti


Realizada na quinta-feira (5), no município de São Bernardo, a Oficina de Planejamento das Ações para Organização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Buriti, um dos afluentes do Rio Paraíba, contou com  a participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e com a presença de representantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Consórcio Intermunicipal das Mesorregiões Norte e Leste Maranhense (Conleste); secretarias municipais de meio ambiente, sindicatos, colônias de pescadores, indígenas e quilombolas.

“A SEMA como órgão gestor de Recursos Hídricos, apoia essa formação como condição de descentralizar o gerenciamento desses recursos no Estado”, disse o secretário Marcelo Coelho.
Fazem parte dessa bacia sete municípios: Santana, São Bernardo, Santa Quitéria, Milagres, Brejo, Anapurus e Buriti.  Os comitês de bacia hidrográfica são órgãos que consolidam a descentralização da gestão, sendo constituídos por três setores da sociedade e tendo como unidade de gerenciamento a bacia hidrográfica.

Resultado de imagem para RIO BURITI
Fazem parte dessa bacia sete municípios: Santana, São Bernardo, Santa Quitéria, Milagres, Brejo, Anapurus e Buriti.
São instâncias colegiadas cujos membros exercem a função de um parlamento das águas, pois tomam decisões sobre questões referentes à bacia, tendo como principais competências aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia, dirimir conflitos pelo uso da água, estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água, entre outras funções.

“A criação dos Comitês favorece a gestão participativa e eficaz das bacias, possibilitando a elaboração de políticas de conservação e uso sustentável, em médio e longo prazo, do plano de gestão das bacias com participação dos usuários, entre outras medidas”, acrescentou o secretário.
O Maranhão atualmente possui 12 bacias hidrográficas, que o torna privilegiado na oferta desse recurso. O Estado possui os comitês dos rios Munim e Mearim já instituídos. Em andamento, além do Rio Itapecuru, os dos rios Balsas, Preguiças e Parnaíba. Este último em parceria com os estados do Piauí e Ceará. Outros estão em fase de planejamento.

0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB