quinta-feira, 24 de maio de 2018
09:45
| Postado por
Equipe Baluarte
|
Encontro com organizações internacionais garante apoio à construção de estrada na região do Matopiba
Nesta quinta-feira (24), o governador Flávio Dino recebe uma comitiva do Banco de Desenvolvimento da América Latina, integrante da Corporação Andina de Fomento (CAF), e do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). O encontro servirá para dar andamento às tratativas do projeto de construção e modernização da MA-006, rodovia que liga a última cidade do Maranhão ao entroncamento da BR-222 e faz a interligação da região com o Porto de Itaqui.
Considerado o mais importante corredor de ligação de escoamento da produção da região do Matopiba – formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia –, a nova estrada vai permitir melhores condições do transporte das mercadorias processadas, destinadas à exportação, e o recebimento de novos insumos, a partir do complexo portuário.Idealizado em duas fases, a primeira etapa do projeto tem estimativa de custo de US$ 148 milhões e deve ser viabilizada a partir do financiamento com instituições financeiras nacionais e internacionais. Já no primeiro ciclo, as obras devem permitir a redução dos custos relacionados ao processo logístico e de produção de grãos, além do encurtamento do tempo de transporte, acelerando a distribuição da produção.
Com o encontro, o Governo do Estado avança mais uma etapa para consolidação da proposta, que já tem as garantias necessárias aprovadas pelo Governo Federal para obtenção dos financiamentos externos. |
“Estamos concluindo os trâmites burocráticos, e a aprovação do Poder Legislativo do Estado para efetuar operações financeiras internacionais foi um importante marco para projetarmos o início das obras”, explica o secretário de Estado de Programas Especiais (Sepe), Pierre Januário.
Antigo pedido dos produtores maranhenses, a MA-006 recebeu, em 2017, 42 quilômetros de asfalto, construídos entre os municípios de Pedro do Rosário até o entroncamento da BR-316, nas imediações de Cocalzinho. Com os novos trechos, municípios-polo da agricultura maranhense, como Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Arame e Grajaú, também passarão a ser beneficiados.
Matopiba
Formado pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a extensão geográfica do Matopiba é considerada a mais nova fronteira agrícola do país e abrange 15 microrregiões e 135 municípios do território maranhense. Com uma população estimada de 5 milhões de habitantes, a região tem um Produto Interno Bruto estimado de R$ 53 bilhões e deverá produzir mais de 22 milhões de toneladas de grãos no ciclo 2023/2024, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário