terça-feira, 29 de maio de 2018
Mais de 60 peças artesanais, confeccionadas por internos da Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 2,  no Complexo Penitenciário São Luís, foram expostas, no sábado

Mais de 60 peças artesanais, confeccionadas por internos da Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 2 (UPSL2), no Complexo Penitenciário São Luís, foram expostas, no sábado (26), na 25ª edição do ‘Ação Global’, que ocorre no Multicenter Sebrae, em São Luís.

Entre os produtos à mostra estavam carros e cofres em miniatura, feitos, respectivamente, de EVA e de madeira; fardamentos usados pelos próprios custodiados, e confeccionados na malharia instalada na unidade prisional, além de chinelos, entre outras peças.

Público admirado com o trabalho de ressocialização desenvolvido pelo Governo do Estado no sistema prisional.
A estimativa, segundo os organizadores do evento, é que cerca de 50 mil pessoas passem pelo espaço, das 8h às 17h. Montado em uma área privilegiada e de bastante movimento, no centro de convenções, o stand da unidade prisional deve ser visto por 100% dos visitantes.

“A exposição dos trabalhos feitos pelos internos, no ‘Ação Global’, é bastante relevante para que a sociedade maranhense conheça as ações de ressocialização do Governo do Estado, no sistema prisional”, destacou o secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Murilo Andrade de Oliveira.

A estudante Yasmim Kellen, de 19 anos, foi uma das pessoas que apreciaram as peças dos internos, em exposição. “Muito importante essa iniciativa de aproximar o público dos trabalhos feitos pelos detentos. As peças são muito bonitas e de muita qualidade”, disse a jovem estudante.

Secretário da SEAP, Murilo Andrade de Oliveira, prestigia exposição de artesanato e oficinas na 25a Ação Global.
Durante a exposição, um grupo de quatro internos estava fazendo demonstrações dos trabalhos feitos por eles, nas unidades prisionais. José Raphael, de 24 anos, que trabalha na Fábrica de Chinelos da UPSL 2, disse que confecciona 80 pares de chinelos por dia.

“Dá pra fazer até 100 pares, mas normalmente faço 80. Aqui não vou fazer essa quantidade porque só estou demonstrando como que os chinelos são feitos. É bem simples, e nos dá um ofício digno, quando sairmos”, contou o interno, enquanto mostrava o passo a passo.

A intenção da gestão prisional é oficializar mais parceiros para o programa ‘Rumo Certo’, lançado pelo governador com o objetivo de promover ações de trabalho e...
Para a Diretora Administrativa e de Atendimento da UPSL2, Liana Furtado, a exposição é resultado do trabalho conjunto de todos os servidores da unidade. “Todos os servidores estão de parabéns. Essa exposição é resultado do empenho de cada um”, ressaltou a servidora penitenciária.

As primeiras conversas para efetivar uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Seap, e o Serviço Social da Indústria (SESI), ocorreram no evento. A proposta é oferecer cursos de qualificação profissional aos internos, na modalidade EAD (Educação a Distância).

A intenção da gestão prisional é oficializar mais parceiros para o programa ‘Rumo Certo’, lançado pelo governador Flávio Dino com o objetivo de promover ações de trabalho e educação para fomentar o aumento do nível de escolaridade e profissionalização no sistema prisional.

0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB