terça-feira, 22 de maio de 2018
17:48
| Postado por
Equipe Baluarte
|
“Serve a quem
mais precisa nas áreas rurais e tem mudado a vida de muitas pessoas”, diz
artesão de Lago da Pedra na abertura da 16ª Agritec
O município de Lago da Pedra recebe a 16ª Feira de Agricultura
Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec). A iniciativa do Governo
do Estado é uma vitrine para divulgação da produção agrícola, além de
oportunizar a capacitação, acesso a modernas tecnologias e diversas
possibilidades de negócios. O governador Flávio Dino esteve na abertura
do evento, nesta terça-feira, 22, visitando os estandes e anunciando
melhorias para o município. Durante a agenda na cidade, também vistoriou
obras, entregou equipamentos e títulos de terra.“Fazemos um governo amigo de todas as cidades e neste cenário de crise temos procurado estender as mãos às prefeituras. Em Lago da Pedra, o prefeito tem sido muito determinado, dedicado e sério na garantia de condições melhores à população desta cidade”, reforçou. Esta edição contempla os demais municípios da região do Médio Mearim e prossegue até quinta-feira, 24, no Centro Cultural Sousinha Catingueiro, bairro Planalto.
A programação inclui oficinas, minicursos, palestras, seminários e apresentação de diversas tecnologias para uso na produção agrícola familiar. |
Quem participou do primeiro dia de evento avalia os resultados com a série de oportunidades oferecidas e destaca o significado ao pequeno produtor rural. O agricultor Pedro Feitosa, 53 anos, avaliou como “um grande incentivo para quem está produzindo, além de estímulo para cultivar mais e aumentar a fonte de renda”.
A programação inclui oficinas, minicursos, palestras, seminários e apresentação de diversas tecnologias para uso na produção agrícola familiar. O artesão Domingos Barroso Silva participou da Agritec e parabenizou a iniciativa da gestão que, segundo ele, “serve a quem mais precisa nas áreas rurais e tem mudado a vida de muitas pessoas”.
A Feira é uma realização do Sistema da Agricultura Familiar – Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) -, e parceiros da sociedade civil organizada como Embrapa, Sebrae e movimentos sociais. |
A Feira é uma realização do Sistema da Agricultura Familiar – Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) -, e parceiros da sociedade civil organizada como Embrapa, Sebrae e movimentos sociais.
Infraestrutura, Abastecimento e Cidadania
Na agenda em Lago da Pedra, Flávio Dino assinou Termo de Colaboração entre a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e a Associação Vencer Juntos em Economia Solidária (Avesol). A parceria vai garantir a promoção de sete Feiras Territoriais de Economia Solidária na região do Médio Mearim. Para as ações, o Governo investe mais de R$ 138 mil.
O governador anunciou, ainda, a implantação do programa Cisterna nas Escolas, que integra as ações do programa Primeira Água, beneficiando escolas da área rural do município. Com o sistema de placas de cimento é possível armazenar até 52 mil litros de água e captar a água das chuvas. Além disso, também na oportunidade, mais de 100 famílias foram contempladas com a posse de suas propriedades, recebendo seus títulos – individuais e coletivos – de terra. Além de Lago da Pedra, outros quatro municípios da região receberam o benefício.
O governador anunciou também obras do programa Mais Asfalto, beneficiando a população do povoado Santa Tereza, em Lago da Pedra. |
Mais Benefícios
O Governo do Estado promoveu um conjunto de ações em Lago da Pedra como parte da política permanente de diálogo com todos os setores sociais e políticos. Está garantido para a cidade uma ambulância que vai somar na melhoria dos atendimentos de saúde; instalação de uma unidade do Viva; construção da estrada que liga o município a Lagoa Grande, no trecho Currutela; abastecimento de água com poços artesianos em três povoados; uma patrulha agrícola para a produção familiar; e em debate, o projeto de municipalização do trânsito.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário