domingo, 1 de abril de 2018

Municípios do Delta do Parnaíba recebem os projetos ‘Mais Qualificação e Turismo’ e ‘Mais Movimento e Regionalização’ neste início de abril


Os municípios de Água Doce, Araioses, Paulino Neves e Tutóia, cidades que fazem parte do Polo Delta do Parnaíba, recebem os projetos ‘Mais Qualificação e Turismo’ e ‘Mais Movimento e Regionalização’. O objetivo do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), será fomentar o desenvolvimento local através do Turismo, entre os dias 02 e 07 de abril.

A visita da equipe da Secretaria Adjunta de Turismo da Sectur aos municípios do Polo cumprirá uma agenda com reuniões técnicas, palestras, cursos de qualificação, levantamento dos atrativos, ações voltadas para o sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Turismo (Cadastur) e Combate à Exploração Sexual Infantil no Turismo (TSI).


O secretário adjunto de Turismo, Hugo Veiga, disse que a intenção será fomentar o turismos nestas localidades, além de contribuir para a qualificação dos moradores destes municípios.


“O nosso objetivo é atrair o turismo pelo Maranhão, porém para que isso aconteça, estamos desenvolvendo cursos de qualificação para que moradores e empresários do setor do turismo estejam preparados para melhor atender aqueles que nos visitam”, afirma Hugo Veiga.


Resultado de imagem para HUGO VEIGA CULTURA
O secretário adjunto de Turismo, Hugo Veiga: “O nosso objetivo é atrair o turismo pelo Maranhão, porém para que isso aconteça, estamos desenvolvendo cursos de qualificação para que moradores e empresários do setor do turismo estejam preparados para melhor atender aqueles que nos visitam”
Dentre os cursos ofertados estão: Como Montar um Negócio; Organização  de Eventos; Qualidade no Atendimento para Condutores de Passeio; Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos; Informações Turísticas; Mídias Sociais e Projetos de Turismo em Gestão Pública.

A superintendente de regionalização, Glória Pinto, disse que a visita aos dez polos turísticos maranhenses, é uma forma de conscientizar a população dos 53 municípios, sobre o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e a instância de governança.

“Queremos estimular o desenvolvimento da instância de governança nos 10 polos turísticos do Maranhão, pois é uma forma de empreender no segmento turístico e estimular o turismo pelo Maranhão”, falou Glória Pinto.


Mais Qualificação e Turismo


O projeto ‘Mais Qualificação e Turismo’ prepara a comunidade dos municípios dos polos turísticos maranhenses por meio de palestras, cursos, minicursos e oficinas, além de fazer a atualização do cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no Turismo no Cadastur. Em todas as ações é destacada a importância de envolver a cadeia produtiva para a incorporação de conhecimentos técnicos, teóricos e operacionais.

O Plano Mais IDH, que também soma atividades do ‘Mais Qualificação e Turismo’, é uma iniciativa do Governo do Maranhão para melhorar índices de desenvolvimento nos 30 municípios menos desenvolvidos do estado por meio de ações integradas de diferentes órgãos e secretarias a fim de garantir dignidade, educação, infraestrutura básica, saneamento, cidadania, trabalho e renda para suas populações.

Cadastur

Outra ação direcionada aos empresários do turismo é o programa Cadastur, que tem por finalidade inserir as empresas no Cadastro Nacional do Ministério do Turismo, possibilitando benefícios como acesso a financiamento, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo, incentivo à participação de programas e projetos do governo federal, entre outros.

Regionalização

O Polo Delta das Américas também acolherá as ações do programa Regionalização, realizado em parceria com o Ministério do Turismo, como parte do Programa de Regionalização do Maranhão.

O programa reúne ações de maneira associada e articulada de incentivo à estruturação dos 10 Polos Turísticos, como reuniões técnicas com gestores e secretários de Turismo e curso de Gestão Pública para o Turismo e Projetos Técnicos.   



Nessa oportunidade, também será feita a identificação dos atrativos e das condições de infraestrutura das localidades, servindo de base para conscientização e monitoramento para o remapeamento em 2019.

0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB