quinta-feira, 5 de abril de 2018

“A gente não se sente só”, diz moradora sobre apoio aos atingidos pelas fortes chuvas no Maranhão


Após as fortes chuvas que caíram, na semana passada, na cidade de Marajá do Sena e causaram uma forte enxurrada que deixou centenas de pessoas desalojadas e desabrigadas, o Governo do Estado continua a encaminhar ajuda para a cidade. 

As equipes da Força Estadual de Saúde (Fesma), do Corpo de Bombeiros e da Defasa Civil permanecem realizando levantamento e auxílio aos atingidos, como conta a médica Denise Francisca, da Fesma.


“Nós já passamos de casa em casa e estamos levantando as necessidades de cada atingido. As pessoas já começaram a sentir os sintomas de doenças de veiculação hídrica. São náuseas, diarreia, prurido, coceira no corpo e alguns outros sintomas que estamos monitorando e medicando”, diz a médica titular da equipe que atende a cidade de Brejo e foi deslocada para ajudar no atendimento dos atingidos.


O nível da água baixou e as famílias atingidas pela enchente de Marajá do Sena já calculam os prejuízos.


O Governo do Estado continua a encaminhar ajuda para a cidade.
“A gente não se sente só. O Governo está dando muito assistência às pessoas que sofreram com a enxurrada. Temos a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e os médicos vindo nos ajudar, batendo nas nossas portas e nos ajudando, isso nos faz sentir mais seguros", conta a dona de casa Inácia Barbosa.

Além das equipes de saúde e salvamento, o Governo do Estado também enviou cestas básicas, galões de água mineral e carros pipa para abastecer os desalojados e desabrigados.


Quem também destaca a atuação da gestão estadual é Franciele da Conceição Lima. “Chegou cesta básica, água e ajuda. Se não fosse o Governo do Estado e o povo prestando solidariedade e ajudando, era pior para nós”, conta a dona de casa.


“Estamos fazendo todo o levantamento da situação da população. Estamos identificando quais as novas necessidades e onde a Defesa Civil ainda pode ajudar”, diz o tenente da Defesa Civil Estadual, Paulo Reis.

VIVA/Procon

Outra perda sofrida pelos moradores atingidos pela enxurrada foi a de documentos pessoais, que também já está sendo resolvida com o envio da unidade móvel do VIVA/Procon para a cidade.

São pessoas como Mardone Bezerra, que teria de ir para outro município retirar os novos documentos. “Só o fato de evitar da gente ter que ir para outra cidade, já ajuda muito”, conta.

0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB