quinta-feira, 15 de março de 2018
18:43
| Postado por
Equipe Baluarte
|
Governo conclui consultas para elaboração do Plano Diretor da Região Metropolitana de São Luís
A comunidade do município de Raposa participou da Oficinas de Leitura Comunitária do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), na quarta-feira (14), momento em se debateu projetos de desenvolvimento a partir das demandas apresentadas pelos participantes. Presentes, também, gestores da prefeitura e vereadores.
Essas oficinas estão programadas para acontecer nos 13 municípios que foram a Região Metropolitana de São Luís. A última acontece, nesta sexta-feira (16), na sede da Associação Comercial do Maranhão, em São Luís. Nesta quinta-feira (15), foi realizada, pela manhã, em São José de Ribamar. Já foram organizadas em Morros, Axixá, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Icatu, Alcântara, Santa Rita, Bacabeira, Rosário e Paço do Lumiar.
As oficinas são coordenadas pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e a Agência Estadual Metropolitana (Agem).
Localizado na Ilha de São Luís, Raposa tem grande potencial para o turismo, por causa de suas praias, dunas e manguezais. É conhecido pelo artesanato, sobretudo as rendas, e pelo sabor de seus peixes frescos comercializados nos bares e restaurantes da cidade. É destino alternativo à visitação tendo como atrativo rotas de passeios a praias desertas.
As oficinas são coordenadas pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, em parceria com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos e a Agência Estadual Metropolitana |
Para o vereador Laurivan Uchoa, o Governo do Estado está colocando em prática uma reivindicação antiga de integrar a região com projetos estruturantes que valorizem a economia, a cultura e a população. “É fundamental trabalhar neste processo, temas importante e dados estatísticos que visam traçar um diagnóstico do municipio, e a participação da comunidade e do poder público é esssencial para consolidar esse trabalho”, relatou o superintendente Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcelo Melo.
”O município tem um grande potencial pesqueiro, porém as fábricas de gelo estão sem funcionamento; os barcos sem manutenção, os pescadores não conseguem crédito e a relação com outros municípios é de dependência”, afirmou o presidente da ONG Pirarte Cultural e Sustentabilidade, Marcos Garcia. Ele espera, que, por meio dessa iniciativa do Governo do Estado, essas questões sejam resolvidas.
O vereador Enoc Lisboa relata que várias praias estão desaparecendo peloa ação do mar e as enchentes está causando inundações em vários povoados. Disse que a cidade não possui cemitério e os pescadores não respeitam o período de defeso. Sugeriu a execução de projetos que impulsionem a economia, gere emprego e renda e promova o desenvolvimento da cidade.
O secretário adjunto de Assuntos Metropolitanos, Jose Antonio Viana, conduziu os trabalhos e falou da importância da elaboração do PPDI e os avanços que será para o Maranhão.
PDDI da Região Metropolitana
O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís (PDDI- RMGSL) foi instituído pelo governador Flávio Dino por meio da Lei Complementar 174, de maio de 2015. Prevê que a execução das funções públicas de interesse comum aos municípios integrantes da Região Metropolitana de São Luís Plano.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário