segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018
12:33
| Postado por
Equipe Baluarte
|
O governador Flávio Dino visitou, neste sábado (3), as obras da primeira
fase da revitalização do prédio da antiga Rede Ferroviária Federal
(Reffsa) e das três novas...
O governador Flávio Dino visitou, neste sábado (3), as obras da primeira fase da revitalização do prédio da antiga Rede Ferroviária Federal (Reffsa) e das três novas praças de seu entorno.
A visita começou pelas obras de revitalização da praça que homenageia o matemático Gomes de Souza, maranhense conhecido internacionalmente por suas pesquisas. No local, além de bancos em alvenaria com revestimento em concreto de alta resistência, paisagismo, lixeira, rampas de acessibilidade e caminho de piso tátil, a praça também teve suas árvores históricas preservadas.
O governador Flávio Dino visitou, neste sábado (3), as obras da primeira fase da revitalização do prédio da antiga Rede Ferroviária Federal (Reffsa) e das três novas praças de seu entorno; a visita começou pelas obras de revitalização da praça que homenageia o matemático Gomes de Souza. |
Com data de entrega confirmada para o dia 9 deste mês, a praça é integrante do Complexo Ferroviário de São Luís. "Nós temos o compromisso com a recuperação do patrimônio público e histórico, não somente de São Luís, mas de todo o estado. Com a entrega da Praça Gomes de Sousa, que integra um conjunto de espaços públicos em obras, juntamente com a revitalização da Reffsa, que é o local onde se realiza o Carnaval de Segunda, já tradicional festa do período, as pessoas vão poder ter mais conforto", diz o governador.
Em seguida, a comitiva vistoriou as obras da primeira etapa do novo complexo turístico e cultural de São Luís, que inclui a restauração da Reffsa e a urbanização do entorno, com três novas praças.
“Nós estamos fazendo a recuperação da Estação Ferroviária porque ela integra o patrimônio público e histórico do Maranhão, mas que, infelizmente, estava abandonado. Começamos pela parte externa do prédio, temos o projeto da parte interna que também está entrando em fase de execução e nesse contexto nós temos, além da Gomes de Sousa, essa nova praça que surge aqui no Centro de São Luís, na Avenida Beira-Mar, que é a Praça Joãosinho Trinta, esse grande artista do povo brasileiro que aqui será reverenciado também com o circuito carnavalesco que leva seu nome”, comenta o governador.
A obra faz parte das ações do PAC Cidades Históricas. Executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís. |
A nova praça conta com área total de 1.699,18 metros quadrados, quiosque, bancos, lixeira, área de plantio, rampa de acessibilidade, caminho de piso tátil com sensibilidade para deficiente visual, piso de bloquete e industrial de alta resistência.
Francisca Dias Viegas trabalha vendendo lanches na Reffsa há 25 anos e foi só alegria ao descobrir que terá um espaço mais digno para trabalhar.
“Vai ser tudo de bom. A praça nova chama mais gente, crianças e adultos, e aí a gente vende mais. O local é mais confortável também, tudo novinho para gente trabalhar”, conta, animada.
O comerciante Jackson Boeres, morador da região do centro há 40 anos, também conta que por muito tempo esse espaço foi esquecido, mas agora é diferente. “Tivemos a Estação Ferroviária e depois da presença da polícia nesse prédio, foram tempos de muita alegria, mas depois veio o abandono, um descanso completo que está sendo corrigido pelo governador”, diz o comerciante.
Investimentos em Cultura
A obra faz parte das ações do PAC Cidades Históricas. Executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, o projeto vai transformar a área em um novo cartão postal da cidade.
“A valorização dos espaços públicos é uma marca do Governo Flávio Dino e isso é mais uma vez comprovado aqui. É uma obra importante porque resgata a nossa história, a nossa memória e significa a valorização do estado como um todo e da autoestima da população”, afirma o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto.
No projeto constam espaços comerciais como cafeteria, choperia, galerias de arte, restaurante panorâmico e lojas, além de abrigar o Museu da Memória Ferroviária Maranhense e um setor da administração estadual.
O secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino:“Uma obra que por muito tempo ficou parada no PAC Cidades Históricas e o governador, mesmo num cenário de dificuldade econômica, resolveu fazer pela importância que ela representa para a cidade, para nossa história, resultando na valorização de nossa cultura''. |
“Uma obra que por muito tempo ficou parada no PAC Cidades Históricas e o governador, mesmo num cenário de dificuldade econômica, resolveu fazer pela importância que ela representa para a cidade, para nossa história, resultando na valorização de nossa cultura”, conta o secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino.
Circuito Beira-Mar
Na oportunidade, o secretário da Cultura e Turismo apresentou ao governador o local da concentração do Circuito Beira-Mar. O trajeto que teve início no ano passado, e retorna com ainda mais força em 2018, terá sua saída das imediações da Praça Maria Aragão, seguindo pela Reffsa e chegada à Praça Manuel Beckman, próximo ao Viva Beira-Mar.
As duas novas praças serão entregues antes do carnaval e servirão como ponto de apoio para os foliões que participarão do circuito.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário