segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Maranhão aconteceu de forma diferenciada este ano, vacinando apenas o rebanho bovino e bubalino de 0 a 2 anos. De 1º de novembro a 12 de dezembro, foram imunizados 98,03% de todo o rebanho nesta faixa etária no Estado

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Maranhão aconteceu de forma diferenciada este ano, vacinando apenas o rebanho bovino e bubalino de 0 a 2 anos. De 1º de novembro a 12 de dezembro, foram imunizados 98,03% de todo o rebanho nesta faixa etária no Estado.
A porcentagem alcançada representa a vacinação de 2.694.489 bovinos e bubalinos com idade de 0 a 2 anos em 92.214 propriedades em todo o Estado. Além disso, o Maranhão conseguiu pelo terceiro ano consecutivo, manter os resultados acima de 98%. Antes de 2015, a cobertura máxima alcançada havia sido de 97% em 2011.

“Estes resultados revelam que o produtor maranhense está consciente da necessidade de proteger o seu rebanho, além de demonstrar o empreendedorismo no setor produtivo e do árduo trabalho que estamos desenvolvendo ao longo destes três anos de gestão. Nós agradecemos a todos os criadores do Maranhão e a toda a equipe da AGED que se empenhou para que alcançássemos esse resultado de 98,03% nesta segunda etapa de vacinação, mantendo pelo terceiro ano consecutivo elevados índices de cobertura vacinal.” Ressaltou o Presidente da AGED, Sebastião Anchieta.

vacinação
A mudança no regime de vacinação ocorreu devido uma solicitação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que alterou no começo do ano passado o regime de vacinação contra febre aftosa no estado.
A mudança no regime de vacinação ocorreu devido uma solicitação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que alterou no começo do ano passado o regime de vacinação contra febre aftosa no estado e nos outro oito que compõem a região Nordeste, que caminham para o estado livre de aftosa sem vacinação.

O secretário estadual de agricultura, pecuária e pesca, Marcio Honaiser ,destacou que “Ao longo dos três anos da gestão do governador Flávio Dino, temos mantido índices bem-sucedidos de vacinação, garantindo a sanidade e competitividade do gado maranhense. Além disso, medidas como revisões tributárias e o trabalho no Mais Produção na cadeia de carne e couro são incentivos importantes, assim como o concurso da Aged, que está de parabéns pelo índice”.

Unidades Regionais
 
Os grandes polos pecuaristas do estado, como Imperatriz e Açailândia, estão entre as Unidades Regionais da Aged/MA que mais vacinaram seu rebanho, com os índices vacinais de 99,57% e de 97,87% respectivamente. Já as regionais de Viana, Chapadinha e São Luís são outros grandes destaques, com o alcance dos índices de vacinação de 100%, 99,97% e 99,77% dos animais da região.

0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores