sexta-feira, 17 de novembro de 2017
15:06
| Postado por
Equipe Baluarte
|
Água tratada e assistência social chegam a Serrano do Maranhão e Bacuri
''Antes de ontem a vizinha que me deu uma garrafa de água pra eu passar café. A gente caminha muito atrás de água, nas cacimbas, tirando água dos poços que ficam longe daqui, carregando no balde pra poder termos água em casa. Agora com a água na torneira da nossa casa a nossa realidade vai mudar''. |
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Serrano foi contemplada com seis SSAAs. O quilombola Valetim Amaro, de 80 anos, conta o que mudou.
“Vivo aqui há mais de 20 anos e já caminhei muito atrás de água pra beber e tomar banho. Eu tomava banho no pé da juçareira pra ela não morrer e mesmo assim morreram muitas. Tiveram dias que a gente dormia até sem tomar banho, era um sofrimento enorme”, disse.
A quilombola Cecilia Fátima disse que por muitos dias não havia água para beber. “Antes de ontem a vizinha que me deu uma garrafa de água pra eu passar café. A gente caminha muito atrás de água, nas cacimbas, tirando água dos poços que ficam longe daqui, carregando no balde pra poder termos água em casa. Agora com a água na torneira da nossa casa a nossa realidade vai mudar”, comemorou.
“É gratificante entregar a uma comunidade que existe há mais de 200 anos um sistema de abastecimento de água que vai dar fim a um sofrimento que impede que as pessoas tenham o mínimo de dignidade e qualidade de vida, que é a falta de água encanada”, afirmou o secretário de estado do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, durante a inauguração.
“Essa é a proposta do Governo do Maranhão, um olhar especial para as pessoas que sempre passaram despercebidas por outras gestões”, acrescentou Evangelista.
Assistência social
As cidades Serrano e Bacuri foram beneficiadas com um CRAS, cada uma. Em Serrano do Maranhão, o coordenador do CRAS, Cláudio Lisboa agradeceu ao Governo do Estado pelo equipamento que irá melhorar os serviços de assistência social na comunidade.
O quilombola Valetim Amaro, de 80 anos, conta o que mudou. “Vivo aqui há mais de 20 anos e já caminhei muito atrás de água pra beber e tomar banho. Eu tomava banho no pé da juçareira pra ela não morrer e mesmo assim morreram muitas. Tiveram dias que a gente dormia até sem tomar banho, era um sofrimento enorme''. |
Estiveram presentes nas inaugurações o secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista; o secretário de Igualdade Racial, Jerson Pinheiro; o prefeito de Serrano do Maranhão, Johnson Medeiro; o prefeito de Bacuri, Washington Luís; além de vereadores, secretários municipais e população local.
Investimentos
Com um investimento de mais de R$ 1 milhão de reais, as SSAAs entregues em Serrano do Maranhão nos povoados de Olho D'Água, Paxibal, Mariano dos Campos, Santo Antônio, Boa Esperança II, e o povoado de Pedreira, no município de Bacuri, beneficiam aproximadamente duas mil pessoas.
O secretário de estado do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista: ''Essa é a proposta do Governo do Maranhão, um olhar especial para as pessoas que sempre passaram despercebidas por outras gestões''. |
A instalação dos CRAS nos municípios maranhenses contribui para a boa execução de programas sociais federais, como o Bolsa Família, e estaduais, a exemplo do Bolsa Escola, que auxilia estudantes de escolas pública na compra de materiais escolares.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário