terça-feira, 5 de setembro de 2017
11:18
| Postado por
Equipe Baluarte
|
Wellington fez visita técnica ao Rio Tocantins e Estação de Tratamento de Esgoto em Imperatriz
Na tarde da última segunda-feira (4), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) realizou visita técnica de fiscalização ao Rio Tocantins e à Estação de Tratamento de Esgoto da Caema em Imperatriz. A visita foi coordenada pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão e contou com a presença do também deputado estadual Léo Cunha (PSC), presidente da Comissão; do vereador Adhemar Freitas Júnior; do diretor da Caema em Imperatriz, Rafael Hering; do secretário de Governo Municipal, Marlon Moura, técnicos e ambientalistas.
O objetivo foi identificar soluções para os problemas enfrentados pelo Rio Tocantins, que tem implicado no baixo nível das águas, sendo causado por inúmeros fatores, entre eles o despejo direto do esgoto sem qualquer tipo de tratamento.
NA TARDE DA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA O objetivo foi identificar soluções para os problemas enfrentados pelo Rio Tocantins, que tem implicado no baixo nível das águas, sendo causado por... |
Sobre a situação, o deputado Wellington questionou alguns pontos quanto à efetividade no tratamento de esgoto, após visitar riachos no município e alguns trechos do Rio, evidenciando o despejo direto do esgoto "in natura" no Rio.
"A segunda maior cidade do Maranhão desenvolveu, e, infelizmente, a rede de esgoto não acompanhou o crescimento populacional. Recebemos muitas denúncias da população, pedindo que fizéssemos uma inspeção no Rio Tocantins e de seus afluentes que cortam a cidade de Imperatriz e, ainda, realizássemos uma audiência para abordar a situação, apontando possíveis soluções pra os problemas apresentados. Apenas 25%, do esgoto, de acordo com o próprio diretor da Caema, é tratado. O restante desagua diretamente no Rio Tocantins, causando sérios problemas ambientais. Visitamos vários trechos e riachos. Os Riachos do Meio e Bacuri, por exemplo, estão repletos de lixo. Onde deveria ser um riacho encontramos um esgoto a céu aberto. Precisamos discutir ações efetivas como a canalização e ações conjuntas entre estado e município, tendo por objetivo evitar problemas ainda maiores para a população local. O Rio Tocantins pede socorro", disse deputado Wellington.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário