sexta-feira, 26 de maio de 2017
Secretário-Geral da ONU cria canal de comunicação com organizações para proteção a jornalistas
 
A criação de um canal direto e contínuo de comunicação entre a Secretaria-Geral da ONU e uma coalizão de organizações de liberdade de imprensa foi anunciada nesta quarta-feira (24.mai.2017) pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres. O canal pretende tratar de questões de segurança de jornalistas.

Com a medida, Guterres visa a mobilizar os mais altos escalões da ONU para o acolhimento de casos emergenciais de violência contra jornalistas pelo mundo. Também pretende assegurar uma melhor coordenação entre suas agências, fundos e programas, conforme definido pela Plano de Ação para Liberdade dos Jornalistas e a Questão da Impunidade, adotado pelas Nações Unidas em 2012.

Resultado de imagem para Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres: Canal de comunicação com organizações para proteção a jornalistas.
A ação é uma resposta a reunião de fevereiro entre o Secretário-Geral e Repórteres Sem Fronteiras (RSF), Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ) e World Association of Newspapers and News Publishers (WAN-INFRA), que falaram em nome da coalizão internacional #ProtectJournalists. Composta por 120 organizações, a coalizão deu início à campanha pela criação de um cargo de Representante Especial das Nações Unidas para Proteção dos Jornalistas, com o objetivo de implementar o direito internacional sobre a questão. A Abraji apoiou a campanha (leia a nota). 

O secretário-geral da RSF, Christophe Deloire, disse que Antonio Guterres ainda considera a recomendação de criar um cargo de  Representante Especial das Nações Unidas para Proteção dos Jornalistas. “Nós apreciamos profundamente seu compromisso e a decisão que ele já tomou. Os principais problemas do mundo, desde as questões ambientais até o extremismo, não podem ser resolvidos sem o trabalho dos jornalistas”, afirmou.

Nas próximas semanas, a RSF fará uma consulta junto a organizações pela liberdade de imprensa para decidir a melhor maneira de encaminhar os casos emergenciais ao Secretário-Geral da maneira mais eficiente possível.

image22-e1447453620615
Há 2 anos o blogueiro Ítalo Diniz era brutalmente assassinado em Governador Nunes Freire no Maranhão: SSP não elucidou o caso.
A ação ocorre num período particularmente preocupante para jornalistas no mundo. Segundo pesquisa da RSF, 580 jornalistas e profissionais de mídia foram mortos desde 2012, quando o Plano de Ação para Liberdade dos Jornalistas e a Questão da Impunidade foi adotado. Análise do CPJ ainda afirma que apenas 3% dos assassinatos foram devidamente punidos na última década.

Leia mais sobre jornalistas que foram assassinados ou ameaçados de morte nos últimos cinco anos: 

 http://imirante.com/mobile/oestadoma/noticias/2016/04/12/terceiro-blogueiro-e-assassinado-no-interior-do-maranhao-em-menos-de-um-ano.shtml

http://www.netoferreira.com.br/poder/2012/10/mais-um-jornalista-e-ameacado-de-morte-2/

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2012/04/24/jornalista-decio-sa-e-assassinado-em-restaurante-no-maranhao.htm

http://www.gilbertolima.com.br/2015/11/blogueiro-italo-diniz-e-assassinado-em.html

http://www.netoferreira.com.br/crime/2012/04/blogueiro-e-ameacado-de-morte-no-maranhao/

https://maranhaodeverdade.com/2016/05/14/mais-um-blogueiro-maranhense-sofre-ameaca-de-morte/


AS INFORMAÇÕES SÃO DA ABRAJI
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 

0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB