domingo, 15 de março de 2015

Ciclistas tiram a roupa para pedir respeito no trânsito do Rio

Evento Pedalada Pelada pede mais políticas de conscientização.
Manifestantes reclamam do desrespeito aos usuários de bicicleta.

G1
A Cinelândia, palco tradicional de protestos na cidade do Rio de Janeiro, recebeu um grupo de manifestantes bem-humorados na tarde deste sábado (14). Cerca de 70 pessoas, de acordo com a organização do evento, participaram da segunda edição da Peladala Pelada do Rio de Janeiro. O evento é organizado pela World Naked Bike Ride e já aconteceu em várias cidades do mundo. Os ciclistas pedalam com pouca, ou nenhuma roupa, com o objetivo de chamar a atenção para a falta de segurança que sofrem diariamente. Veja acima no vídeo de Cristina Boeckel.
Ciclistas sem roupa na Pedalada Pelada (Foto: Cristina Boeckel/G1)
O evento é organizado pela World Naked Bike Ride e já aconteceu em várias cidades do mundo.
Apesar de o evento prever a presença de manifestantes nus, estes preferiram iniciar a Pedalada Pelada com alguma roupa pois, segundo explicaram os organizadores, o objetivo não era chamar a atenção para a nudez, mas para a "fragilidade do corpo humano sobre duas rodas em meio à um trânsito tão violento".
"(...) Me desnudo por que é a forma mais sincera de mostrar minha fragilidade. Um pedido de cuidado e respeito", diz o texto conclamando para o evento nas redes sociais. O grupo saiu pedalando da Cinelândia sem divulgar o destino, que segundo alguns dos manifestantes, deverá ser uma praia isolada onde então tirariam as roupas.
Ciclista sem roupa para mostrar a fragilidade do corpo (Foto: Cristina Boeckel/G1)
"(...) Me desnudo por que é a forma mais sincera de mostrar minha fragilidade. Um pedido de cuidado e respeito", diz o texto conclamando para o evento nas redes sociais. 
O fotógrafo Bernardo Lima, que usa a bicicleta na maioria dos seus deslocamentos, conta que o movimento pede mais atenção dos motoristas.
"Quem sabe agora, que estamos nus, os motoristas vão nos ver. A gente espera que a prefeitura dê mais condições para os ciclistas", diz Bernardo, que já foi vítima de dois atropelamentos.
Os ciclistas se preparam para sair na Pedalada Pelada (Foto: Cristina Boeckel/G1)
"A maioria das ciclovias liga o nada a lugar nenhum para quem usa a bicicleta como meio de transporte. É mais importante a conscientização dos motoristas do que encher a rua de ciclovias''. 
Apesar da grande malha de ciclovias do Rio, ele conta que elas foram pensadas para passeios.
"A maioria das ciclovias liga o nada a lugar nenhum para quem usa a bicicleta como meio de transporte. É mais importante a conscientização dos motoristas do que encher a rua de ciclovias. A lei nos dá o direito de andar na rua", explica.
Discursos antes do evento falaram da importância do corpo e lembraram o legado de Luz Del Fuego, a precursora do naturismo no Brasil. Músicas também animaram a concentração.
O casal Victor Barreto e Analia Gerpe também compareceu. Eles afirmam que a manifestação é importante para revelar a fragilidade do corpo humano diante da violência no trânsito.
A ciclista pinta o corpo para dar o recado (Foto: Cristina Boeckel/G1)
Mesmo de short e top, Analia estava com o corpo pintado em apoio à causa.
"Essa pedalada chama a atenção para a importância de lutar contra a falta de respeito. O nu é uma maneira de chamar a atenção", conta Victor, que é artista plástico e participou da primeira edição do evento.
Victor conta que sua relação com a bicicleta começou na infância, como a de tantas pessoas, mas, ao longo do tempo, a brincadeira se transformou em um meio de transporte. Segudo diz, faz 80% de seus deslocamentos de bicicleta.
Mesmo de short e top, Analia estava com o corpo pintado em apoio à causa.
"Ninguém respeita os ciclistas. Não vou ficar nua, mas apoio totalmente a causa", afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB