domingo, 25 de janeiro de 2015
COLUNA DO FERNANDO ATALLAIA
Política, Cultura e Realidade no Maranhão

Por Fernando Atallaia
Editor da Agência Baluarte

‘’Estamos extinguindo privilégios’’, diz Márcio Jerry em declaração mentirosa

O secretário de Articulação Política do governo Flávio Dino, Márcio Jerry declarou em entrevista  a um jornal impresso da capital que, a quase um mês de atuação, o atual Governo vem extinguindo privilégios.
Jerry, que ainda não se desfez ou exorcizou a presença do ‘heroísmo’ que o perscruta, esqueceu que a tal ‘extinção dos privilégios’ esbarra na verdade na alternância dos mesmos.

RINDO DA SUA CARA Márcio Jerry: ele fala de ‘extinção de  privilégios’ empregando no governo de Flávio Dino, mulher, a cunhada e até uma indiciada pela Justiça. É mole?  
Em menos de 26 dias, o agora secretário já emplacou vários parentes em Secretarias do Governo de Flávio. Assim, como num passe de mágica. Até a  nomeação de uma indiciada foi feita por ele na Casa Civil.

Marcelo Tavares que é o titular da pasta reclama da postura do colega e promete não aceitar por muito tempo os acintes. Mas, a tendência é Márcio Jerry fazer como fez José Dirceu nos governos do PT: dá as cartas em tudo e em detrimento de todos. Só que José Dirceu era de fato e por direito o secretário da Casa Civil. No caso de Jerry, ele age como sendo. Autoritarismo controverso.

CONTINUÍSMO. Na extinção dos privilégios, Governo de Flávio vira cozinha de Márcio

Mas não é somente  Marcelo Tavares que anda insatisfeito com a toda poderosa e centralizadora postura de Márcio no Governo. Inúmeros secretários também seguem o coro da insatisfação. Tudo porque sendo secretário de Articulação Politica, Jerry age e se comporta como o manda-chuva-mor de toda a estrutura governista, como bem expõe a nota acima. Tudo tem que passar por ele. As declarações do secretário que carrega a tira colo a aura de Governador, são semelhantes a  alguns  dos ex-secretários de Roseana, a exemplo de Ricardo Murad, que quando falava grosso a Sarney abaixava a cabeça.

O secretário da Casa Civil, Marcelo Tavares não aceitará os acintes, excessos e  desmandos de Márcio Jerry por muito tempo 
No ambiente dessa subserviência, Márcio vem fazendo do governo Flávio Dino a cozinha de sua ‘humilde’ residência: emplacou a namorada, a cunhada e vem reduzindo a Fundação da Memória Republicana(Convento das Mercês) ao niilismo vingativo e afetado de um suposto e interminável  ‘enfrentamento’  da Oligarquia. Se Sarney e turma foram por muito tempo e ainda são sinônimo de revanchismo e despotismo no Maranhão, o secretário não perdeu tempo. Nesse primeiro mês de governo, a condução das ações de Jerry são para alternância das mamatas e a deflagração das jogadas politicas no mais  baixo e ‘melhor’ estilo da Politicalha. Flávio Dino, por sua vez, se alienou de Márcio, a quem ouve e obedece de forma inquestionável. Essa conivência do Governador em muito pouco tempo pode vir a  custar caro aos cofres públicos. No campo da ética, já avançou: Márcio Jerry vem conseguindo desmoralizar Flávio Dino junto à Opinião Pública e de forma maçante. O chefe do Executivo estadual precisa abrir os olhos!

Em São José de Ribamar, vice de Gil Cutrim só existe no papel  

Se Gil Cutrim em São José de Ribamar é um dos prefeitos da cidade que vem manchando a história do município com uma das piores administrações já vistas pelos ribamarenses nos últimos 20 anos, o seu vice Eudes Sampaio tomou um caminho diferente: o da ausência e indiferença com a Coisa Pública. Eudes é daqueles gestores que frequenta a Prefeitura e a cidade só para cumprir o métier institucional, inoperante e conveniente das agendas opacas.

VICE INVISÍVEL Eudes Sampaio: na frente do prefeito o abraço; por trás do prefeito, o corpo fora 
Admitindo a todos que o perguntam quanto à sua participação na chamada ‘gestão de Gil’ não ser o responsável pelo desastre da administração municipal, Sampaio é lacônico em afirmar que ele é apenas o vice e quem manda em tudo é o prefeito. Assim dessa maneira, sem se fazer de rogado.

Já pelos bairros de Ribamar, a postura de Eudes vem sendo posta em xeque pela população que vê nele um vice irresponsável e descompromissado com os problemas da cidade balneária. Ele já é o natural pré-candidato a Prefeito da cidade em 2016.  

Indicação de Caminha para Fundação da Memória Republicana foi grosseira

A Fundação da Memória Republicana guarda um dos acervos mais importantes da história brasileira na era contemporânea. Formado por uma invejada bibliografia, composta por obras e documentos raros, a Fundação vem sendo alvo da truculência e despreparo de alguns secretários do Governo Flávio Dino que, ausentes de sensibilidade, aptidão estética e conhecimento artístico vem promovendo um verdadeiro show de atrocidades contra os acervos. A própria indicação do advogado Caminha para a gestão da Fundação foi em última análise uma das muitas aberrações do corpo do Secretariado que opinou a seu prazer sobre as mudanças no Convento das Mercês.

valdenio-caminha
PEIXE FORA D'ÁGUA Indicação de Caminha para Fundação da Memória Republicana é o mesmo que misturar água e óleo 
Muitos intelectuais maranhenses(escritores, por exemplo) reclamaram nos bastidores da indicação do advogado que traz no bojo, por mais uma vez, a decisão politica em detrimento da correta nomeação de um profissional da Àrea. O mesmo que vem  acontecendo  na Secretaria de Cultura do Estado, onde a deputada Elisiane Gama, que se considera uma das donas do Governo Dino, vem indicando avulsa e grosseiramente pessoas para cargos emblemáticos e de alta responsabilidade. É brincar muito com a Memória Histórica e com a Cultura do Maranhão.

Pressão em cima de Holandinha faz prefeito cair em campo

Não é de hoje que a Agência Baluarte faz os prefeitos da Grande São Luís trabalharem. Primeiro veículo de comunicação a deflagrar os nomes que se viabilizam, na atualidade, para ocupar o cargo de Edivaldo Holanda Júnior em 2017, a Agência mostrou ao prefeito de São Luis que há somente uma forma de ele enfrentar o gritante desgaste que vem lhe tirando o sono: trabalhando duro pela população ludivicense.

MARKETING AGRESSIVO? Visando superar desgaste, Holandinha cai em campo 
Edivaldo, que seguiu o conselho do Baluarte, conseguiu amenizar sua triste situação e vem caindo gradativamente na predileção do eleitorado que já enxerga(ainda que longíncua) certa possibilidade de aderir a seu projeto de reeleição e votar nele em 2016.
Recentemente, o prefeito foi visto no Centro Histórico cumprimentando os frequentadores de bares. Holandinha, ao que parece, só vai na pressão. Mas deu certo: não custa nada aos prefeitos se aproximarem de seus cidadãos em outras épocas.  As que não sejam puramente eleitorais.

Em Paço do Lumiar, Josemar faz boa gestão mas ainda peca na escolha de secretários

É perceptível que em Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro vem fazendo uma boa administração no município e construindo assim uma cidade mais condizente com as demandas e aspirações da população local.

Josemar: bom prefeito, mas ainda pecando nas escolhas
Mas mesmo diante do esforço do prefeito em destoar de sua antecessora, a prefeita Bia, Josemar ainda peca na escolha do Secretariado que vem sendo nomeado com a clara intenção de costurar as alianças políticas para o ano que vem.

Esse ‘abraço’ nos partidos vai de encontro a uma gestão que se quer dinâmica  e com resultados positivos e estruturais para a cidade. Setores como Educação, Cultura e  Saúde não vão tão bem em Paço. É hora de saber conciliar.

Clodomir Oliveira não se elege em Raposa nunca mais, afirmam moradores

Dos prefeitos da Grande São Luís, Clodomir Oliveira de Raposa é o que mais se mostra desinteressado pelo desastre que é sua gestão no município pesqueiro.

Oliveira é dotado de uma alta confiança inigualável. Processado pelo TJ e sob a farta insatisfação dos raposenses que afirmam veementemente que ele não se elege nunca mais em Raposa, Clodomir segue inabalável: acredita que será reeleito com facilidade em 2016.
O prefeito Clodomir Oliveira de Raposa(foto) acredita que se reelegerá; moradores afirmam que não 
Nas ruas de Raposa, a história é outra: os munícipes ameaçam realizar uma grande manifestação esta semana visando a expulsão do ‘prefeito barbinha’ do cargo do Executivo. Clodomir Oliveira é apontado como um gestor corrupto, corruptor e malversador do dinheiro público. Há também denúncias  contra ele quando o assunto é nepotismo, empresas-fantasmas e outras pragas que acometem a boa gestão pública nos municípios maranhenses. Ele continuará no cargo?

Em São José de Ribamar, continua indignação da população com vereadores

Os 17 vereadores que compõem a Câmara de Vereadores de São José de Ribamar são alvo constante de reclamações por parte da população da cidade pelos bairros e redes sociais.

Nas últimas semanas, o Legislativo municipal continuou a ser combatido pelos ribamarenses nas práticas de caráter duvidoso. Os munícipes reclamam da atuação dos edis da cidade balneária que, segundo eles, operam pelo fortalecimento do grupo Cutrim em Ribamar em detrimento dos interesses da população local.

A Câmara de Ribamar perdeu a credibilidade dos ribamarenses ; moradores da cidade a criticam dia e noite 
Os ribamarenses também acusam os parlamentares de serem responsáveis pela formação dos currais eleitorais em solo ribamarense e ainda criticam duramente o fato de a Câmara funcionar como uma espécie de extensão do governo Cutrim na cidade.


Os vereadores Henrique Queen, Artuzinho, Lister e Teté Vieira que se autodenominam oposicionistas também vem sendo postos em xeque. Este último, ex cutrinista declarado, se calou em plenário. Nos corredores do Legislativo já se comenta a possibilidade de Teté voltar a apoiar Gil Cutrim na indicação do nome para sucessão do Prefeito. Por hoje é só. Tenham uma ótima semana e que Deus nos abençoe a todos!

13 comentários:

  1. Esse governo é um governo de brutos e brutus meu caro. E tenho dito.

    Rosalvo

    ResponderExcluir
  2. QUEM BOTOU ESSES VEREADORES SEM COMPROMISSO COM A CIDADE E A POPULAÇÃO, VENDENDO VOTOS. RAIMUNDO MARTINS KELE

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria. Fico indignado com esses políticos safados do nosso Maranhão.

    ResponderExcluir
  4. Márcio Jerry é só mais um dentre tantos deste governo que muito fala

    ResponderExcluir
  5. Tenho receio quanto estas mudanças em nosso Convento da Mercês, pois uma briga politica, não deve destruir a história

    ResponderExcluir
  6. Atallaia ! Que Deus continue te abençoando para que possamos perpetuar nosso direito de voz

    ResponderExcluir
  7. Roberto Rodrigues. Manaus.-AM26 de janeiro de 2015 às 02:30

    Eu gostaria de saber se o ministério público estadual não tá vendo essa safadeza desses políticos mercenários . Será que até o ministério público tá apadrinhados com essa quadrilha de bandidos?

    ResponderExcluir
  8. É um tremendo cara de pau esse márcio jerry, o cara fala na imprensa em corte de privilegio cheio de moral e ta mandando e desmandando no governo colocando os amiguindo e as nega dele nos cargos, flavio dino aceitando tudo, arrependido de ter votado nessa corja.
    Vicente Luis

    ResponderExcluir
  9. Os pilantras estao comendo no calado. Lamentavel minha gente- Ray

    ResponderExcluir
  10. O Sarney, esse márcio jerry murad, Roseana todos são um bando de ladrao compromisso so com com o bolso deles
    raimundo gama de ribamacity

    ResponderExcluir
  11. Atalaia, esse moço(Marcio Jerry) vai acabar com o governo de Flávio, tu vai ver meu querido.
    Afonso Castro, assessor da SEMED

    ResponderExcluir
  12. Como são cínicos esses senhores,precisam urgente de um "óleo de peroba".Caras de pau!!!

    ResponderExcluir


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB