segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Morre aos 92 anos o cineasta italiano Francesco Rosi

Morreu na manhã deste sábado (10) em Roma o diretor Francesco Rosi, um dos grandes nomes da história do cinema italiano. Premiado nos principais festivais do mundo, ele tinha 92 anos e faleceu enquanto dormia, após passar algumas semanas preso na cama por causa de uma bronquite.    
Rosi ganhou notoriedade por causa de seus filmes de cunho político e investigativo. Sua obra prima, "Le mani sulla città" (1963), denunciava esquemas envolvendo diversos órgãos do governo e o setor imobiliário em Nápoles, sua cidade natal. O longa conquistou o Leão de Ouro, principal prêmio do Festival de Veneza, no ano de seu lançamento. 
DEIXARÁ SAUDADES Rosi ganhou notoriedade por causa de seus filmes de cunho político e investigativo
Em 2012, ele também recebeu um Leão de Ouro honorário pelo conjunto de sua carreira. Além disso, o diretor venceu a Palma de Ouro, em Cannes, com "Il caso Mattei" (1972), que fala sobre o político italiano Enrico Mattei, morto em 1962 em um misterioso incidente aéreo. Rosi ainda foi homenageado nos festivais de Locarno e Berlim e, em 1987, foi nomeado Grande Oficial da Ordem ao Mérito da República Italiana. O cineasta foi companheiro de escola do atual presidente do país, Giorgio Napolitano.    
Seu velório está marcado para a próxima segunda-feira (12), em Roma.

0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores