terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Dilma anuncia mais sete ministros

As mudanças atingem as pastas mais próximas da presidente. Vargas cuidará da relação com o Congresso e Berzoini será o novo ministro das Comunicações

Do iG

A presidente Dilma Rousseff oficializou nesta segunda-feira (27) a indicação de mais sete ministros que comporão o seu novo governo e que tomarão posse no próximo dia 1º de janeiro.
O ex-senador Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP) será o novo ministro dos Transportes. Com a volta de Marta Suplicy ao Senado, Rodrigues, que era suplente da petista, perdeu sua vaga de senador e seu nome acabou indicado pelo partido para a pasta.
O atual ministro das Cidades, Gilberto Occhi (PP), passará a responder pelo Ministério da Integração Nacional, pasta que era disputada pelo PMDB.
A presidente Dilma Rousseff oficializou nesta segunda-feira (27) a indicação de mais sete ministros que comporão o seu novo governo e que tomarão posse no próximo dia 1º de janeiro.
Dilma ainda anunciou o petista Patrus Ananias (MG) para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Patrus foi ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele foi eleito deputado federal por Minas Gerais.
O atual ministro do MDA, Miguel Rossetto, que também foi ministro de Lula, foi confirmado na Secretaria Geral da Presidência da República.
O deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), que comandou o MDA durante o primeiro mandato de Dilma, passará a ocupar a Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Esta pasta é responsável principalmente pela relação do governo com o Congresso, tarefa que tem sido considerada uma das mais difíceis no governo de Dilma.
O chefe da SRI, Ricardo Berzoini (PT-SP), passará a comandar o Ministério das Comunicações.
Carlos Eduardo Gabas (PT-SP), atual secretário executivo do Ministério da Previdência, passará a responder pela pasta.
Lista
Com os anúncios, Dilma oficializou 24 nomes. Faltam as indicações de mais 15 ministros.
Os primeiros oficializados formam a nova equipe econômica. Dilma escolheu para o Ministério da Fazenda, o economista Joaquim Levy, para o Planejamento, Nelson Machado, e manteve no camando do Banco Central, Alexandre Tombini.
A presidente transferiu o atual minsitro dos Esportes, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para a pasta de Ciência,Tecnologia e Inovação. No lugar de Aldo, Dilma anunciou o nome do mineiro George Hilton (PRB).
Para o Desenvolvimento, a presidente confirmou o nome do senador Armando Monteiro (PTB-PE). A pasta da Educação está com o atual governador do Ceará, Cid Gomes, aliado importante no Nordeste durante a campanha.
PMDB
A Secretaria dos Portos será comandada pelo peemedebista Edinho Araújo (SP). O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) também foi confirmado como novo ministro de Minas e Energia. O deputado federal Eliseu Padilha será o responsável pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).
O PMDB também comandará a Secretaria de Aquicultura e Pesca, que será gerida pelo peemedebista Helder Barbalho. O PMDB também continuará à frente da Agricultura, com a senadora Kátia Abreu (TO). O maior partido aliado também ficará no comando do Ministério do Turismo, Vinicius Lages (AL).
O governador da Bahia, Jaques Wagner comandará o Ministério da Defesa. Dilma ainda trocou o comando da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sephir), que será gerida por Nilma Lino Gomes.
Com a saída de Jorge Hage da Controladora Geral da União, Dilma indicou para o cargo Valdir Simão.

0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB