terça-feira, 1 de julho de 2014
Coluna do Fernando Atallaia
Política, Cultura e Realidade na Grande São Luís 

Por Fernando Atallaia
Editor da Agência Baluarte

Artistas de São José de Ribamar continuam a ser depreciados pela prefeitura

Os músicos, cantores, compositores, escritores, artistas plásticos e demais artistas de São José de Ribamar continuam a ser depreciados em seus direitos pela prefeitura da cidade. Tanto nas parcas programações da improdutiva pasta de Cultura do município, quanto na ausência da implantação de projetos culturais sistemáticos e consistentes por parte do Executivo municipal.

O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim: aversão ao fortalecimento da identidade cultural ribamarense e baladas internacionais 
Avesso ao fomento de iniciativas no campo da Arte e ao fortalecimento da identidade cultural ribamarense, o atual prefeito Gil Cutrim (PMDB) conserva a secretaria responsável pelo Setor em total obscurantismo.

Gil, que é mais afeito aos camarins das produções do eixo Rio-São Paulo-Brasília e um velho conhecido dos eventos internacionais, sempre que tem a oportunidade de fazer valer a gestão para Cultura em Ribamar, opta por atrações e bandas de outros centros como Ceará, Bahia ou Pará. Assim, a Secretaria de Cultura da prefeitura de São José de Ribamar é mais paraense, cearense, baiana que qualquer outra coisa. Os artistas locais sentem na ‘pele’ o tratamento dispensado pelo prefeito à Classe desde quando a gestão de Cutrim se iniciou até os atuais desdobramentos do sempre presente abandono do seguimento. ANB Online registra a triste realidade há anos.

População não suporta mais Clodomir prefeito de Raposa

Raposenses denunciam nas redes sociais e através de manifestações os desmandos do prefeito Clodomir Oliveira em Raposa, uma das cidades abandonadas da Grande São Luís. Mostrando grande descontentamento e insatisfação pela administração de Clodomir, os munícipes utilizam os meios que tem para enfrentar o descaso patrocinado pelo prefeito. Alegam ainda que o Ministério Público se calou diante da tragédia pública que é a gestão de Oliveira. Entregam também que a Câmara de Vereadores do município é conivente com os atos de improbidade do gestor de Raposa.  

O prefeito de Raposa, Clodomir Oliveira: impunidades legitimadas por Edinho? 
Noutro plano, nenhuma reação é esboçada pelo prefeito diante das denúncias. Segundo apurou a Coluna, Clodomir Oliveira se sente confiante com o apoio recebido do grupo político ao qual pertence. ‘’ Sou Lobão e acabou. Não tô nem aí pra ninguém’’, vocifera o gestor pelas ruas da cidade, referindo-se a Lobão Filho, candidato ao Governo do Maranhão. Tamanha força para legitimar a impunidade viria dele?

Grupo Câmara se fortalece e volta ao debate em São José de Ribamar

Segundo constatou a Coluna após amplas conversações com lideranças comunitárias e políticas de São José de Ribamar, o grupo Câmara capitaneado pelo filho do saudoso prefeito J. Câmara Roberto Câmara se fortaleceu nos últimos dois anos na cidade.

O saudoso prefeito de São José de  Ribamar J. Câmara: importância resgatada pelas lideranças da cidade 
Dezenas de lideranças partidárias e apartidárias do município foram unânimes em reconhecer a importância do legado do Grupo à terceira maior cidade do Maranhão. ‘’ Fizeram muito por São José de Ribamar, seu Câmara foi o responsável pela primeira eleição de Luis Fernando que trabalhou muito pela cidade, ele (J. Câmara) foi quem trouxe o Luis Fernando para Ribamar e este continuou o trabalho de Câmara, é um grupo muito importante’’, diz uma delas.

Em Paço do Lumiar, a moda de Josemar agora é perseguir a Imprensa

Mostrando total desconhecimento da importância e do valor da Imprensa enquanto instituição democrática, a ‘gestão policial’ do prefeito republicano Josemar Sobreiro vem ‘soltando os cachorros’ em cima da imprensa local. Josemar, que não suporta as justas críticas à duvidosa e péssima administração que faz, partiu para o confronto: os blogueiros do município são os que mais tem sentido a mão de ferro do prefeito-sorriso. Mas, conforme informou uma fonte à Coluna, todos os insurgentes poderão também ser ‘punidos’. E sem exceção.  

O prefeito autoritário de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro: confronto com a Imprensa 
Como num coro inquestionável, as muitas matérias, reportagens, artigos, postagens e publicações realizadas pelos profissionais de imprensa de Paço do Lumiar e ainda por outros meios de comunicação do estado ainda não cooptados, seguem a debulhar as mazelas do prefeito do município abandonado. Josemar, que nada tem como contraponto positivo a apresentar, lança mão das raivinhas rudimentares e juntamente com sua equipe incrementa as perseguições. Por outro lado, setores da Imprensa e, principalmente, a blogosfera mantém-se firme no propósito de esclarecer à opinião pública a verdade dos fatos da Administração que já segue apontada como uma das piores que Paço já teve na última década. Ou seja: as muitas realidades inquestionáveis da já tão adulterada gestão Josemar Sobreiro em Paço do Lumiar.

Vereadores de Ribamar começam a se sentir insatisfeitos com as imposições eleitoreiras do ‘Chefe’

Quem pensou que os vereadores de São José de Ribamar ficariam ao deus-dará nestas eleições, pode enganar-se em breve. Quase forçados a apoiar o irmão do prefeito Cutrim Glauber Cutrim a Deputado Estadual, mais da metade dos 17 parlamentares da Câmara promete dizer não à imposição curralista de Gil. E sem pestanejar.

Vereador Negão, o mais independente: apoio a J. Pinto por mais uma vez 
Segundo informou à Coluna uma fonte ligada à Câmara Municipal, os vereadores não estariam nem um pouco confortáveis em declarar apoio à candidatura do Cutrim caçula. Em debandada do projeto eleitoreiro de Gil, tudo indica que repetirão a façanha da  negação Negão (que apoiará por mais uma vez J. Pinto) e Henrique Queen (que provavelmente apoiará uma indicação do PDT de Júlio Matos, o Dr. Julinho). Já os demais ainda alimentam propositadamente a esperança do prefeito para adesão. Como que num golpe já quase anunciado até aqui. E que estaria preste a irromper.

Por onde andará Malheiros?

O ‘todo articulado’ ou quase articulador J. Malheiros, ex-presidente da Câmara de vereadores de São José de Ribamar e esposo da ex-vereadora Elisabeth Malheiros não dá as caras há muito na cidade balneária. Sem espaço nas hostes cutrinistas e observado com ressalvas pelo governo Gil, Malheiros sumiu do mapa. A equipe de reportagem da Coluna do Fernando Atallaia tentou exaustivamente nas últimas semanas contato com o ‘coordenador de campanha’, mas deu com os burros n´água.  Malheiros anda às escuras. Ou melhor, em estado do quase invisível.

Malheiros(foto): por onde ele andará? 
Informações dão conta de que Malheiros permaneceria nos bastidores da política ribamarense articulando o retorno de Elisabeth à Câmara Municipal no supetão. Já em face das eleições deste ano, como é de praxe, o também ex-vereador estaria em busca de um ‘novo’ candidato que venha representar seus interesses eleitoreiros no cenário da política local, uma vez que com J.Pinto Malheiros já não teria a mesma deferência recebida em épocas anteriores, principalmente agora quando o ex-prefeito Júlio Matos já entra no jogo em apoio ao republicano.

Ignorando Glauber e Fredson( a dobradinha de Gil Cutrim para Deputado Estadual e Federal, respectivamente), resta a Malheiros tão somente aparecer e sair da realidade fantasmagórica na qual estaria vivendo  trancafiado e onde se autoexilou. Em São José de Ribamar, correligionários, lideranças traídas e entusiastas do ex-presidente da Câmara ensaiam o coro: Volta Malheiros! Volta meu irmão! Volta!

Em São Luís, Edivaldo Holanda Júnior tenta superar indiferença de Roseana e espólio maldito de Castelo  

A vida não tem sido nada fácil para o prefeito de São Luis, Edivaldo Holanda Júnior. Cerceado pela indiferença da governadora do estado Roseana Sarney que já anunciou aos quatro cantos alimentar desdém e indiferença pela Capital maranhense e espoliado ainda pelo abandono conferido por seu antecessor João Castelo à cidade- patrimônio Edivaldo entra a cada dia numa ‘sinuca de bico’.

Edivaldo Holanda Júnior: indiferença de Roseana e espólio maldito de Castelo 
Não sabe se pensa em driblar os entraves de abandono de Castelão ou se dorme pensando em captar recursos na solidão do quarto. O fato é que o gestor, conforme apurou a Coluna, anda entre a cruz e a espada.

Tendo de reverter imbróglios incontáveis e sem poder contar com parcerias ou alianças na esfera estadual Edivaldo Holanda Júnior de Roseana só tem as benesses diárias do Sistema Mirante a lhe achincalhar em constante movimento. Como num mantra. Por outro lado, Castelo nem o conhecido abraço lhe deu como forma de encorajamento para enfrentar o caos construído pelo PSDB em São Luis na gestão passada. A situação do prefeito, ao que se ver, definitivamente não tem sido nada fácil. Não mesmo.

Conselhos Tutelares da Região Metropolitana ainda são alvo de denúncias e reclamações da população

Os conselhos tutelares das cidades da Região Metropolitana precisam entrar em cena e cair em campo. Pelo menos para a população das cidades da Grande Ilha. Nos últimos três dias, ANB Online recebeu 137 reclamações enviadas via e-mail dando conta de que os órgãos de defesa e proteção das crianças e adolescentes vivem em total inoperância e inércia nas cidades onde estão constituídos.

Funcionado com sede própria e aparelhamento necessário à execução de suas tarefas e  atribuições, operando com veículos novos e modernos sistemas de comunicação, os Conselhos não vem correspondendo às expectativas e demandas das populações de Paço, Ribamar, São Luis e Raposa. Os munícipes das cidades denunciam também que alguns conselheiros estariam utilizando os instrumentos de trabalho para finalidades de ordem pessoal  como idas a festas e baladas em grande estilo. Será?

Quem será o parlamentar mais votado na enquete ‘Qual o melhor vereador de São José de Ribamar?’

Começou o faniquito para eleger o ‘melhor’ vereador da terceira maior cidade do Maranhão’. A enquete que aponta os nomes dos 17 adis ribamarenses entrou no ar e vem causando frisson entre os eleitores do município que acompanham o crescimento de nomes como  Negão, Djalma, Valberlena e Marlene Monroe na ‘pesquisa’.

Os votantes ainda podem optar livremente pelos demais nomes que,  expostos na seleção, aguardam por ser selecionados pelos ribamarenses. Há quem diga que desta vez Henrique Queen poderá ser batido por Lister na disputa. Já os mais esperançosos creem que Artuzinho ultrapassará Lázaro na corrida. Agora é votar e ficar atento ao resultado.

Onda de assassinatos na Grande São Luis não para  e caminha para sacralização da violência

A banalização da vida de esquina em esquina na cruel onda de assassinatos que se arrasta na Grande São Luis sem recuar e sem intimidar-se vem tentando pintar um novo cenário e impor um novo estilo de vida aos habitantes da Região que agora tem de conviver com a violência diária no seu dia a dia como num filme de ação onde os muitos homicídios fazem parte da trama. 

O delegado Marcos Afonso Júnior, titular da SSP: nada a declarar?  
Atordoados, temerosos e em estado constante de pavor e medo, os maranhenses da Grande São Luis perderam a confiança na Secretaria de Segurança Pública-SSP de Marcos Afonso e na Justiça como um todo. A pasta responsável pela área continua a não mostrar resultados positivos mesmo com todo aparato (novas viaturas, motocicletas, novas nomeações, aumento de contingente, etc.) adquirido com dinheiro público pelo Governo do Estado nos últimos meses. Especialistas afirmam que uma das medidas eficazes de combate à violência e aos assassinatos seria detectar os focos de concentração dos bandidos, contra-atacando e desta forma se chegando à prevenção das ações criminosas.

Já a população, que é a que mais sofre com a instabilidade da vulnerável Segurança Pública sugere que as polícias (Militar, Civil e Federal) trabalhem em conjunto no sentido de coibir a atuação dos criminosos que estaria diretamente ligada ao tráfico de drogas e suas consequências.  Entre uma e outra sugestão o que fica, em suma, é a certeza de que os números de mortes violentas só crescem nas cidades e que a Grande São Luis segue como manchete nacional sendo uma das áreas mais violentas hoje no Brasil e no Mundo. Por hoje é só. Tenham uma boa tarde e que Deus nos abençoe a todos!

Um comentário:

  1. INSEGURANÇA GERAL - CADE ESSA SECRETARIA??? VOLTA ALUISIO MENDES VC FOI INJUSTIÇADO
    SALES DA COHAMA

    ResponderExcluir


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB