quinta-feira, 20 de março de 2014

ESPAÇO DA CRÍTICA

Tentente-Coronel Furtado analisa o poema ''Metafísica em Angelina Crow'' de autoria do poeta Fernando Atallaia

Por Tenente-Coronel Furtado


‘’Se levarmos em consideração o significado da palavra metafísica, que se origina do grego, logo teremos “além da natureza” ou “além da física”, assim já estaria cristalinamente entendido o significado deste poema. Entretanto, como ramo da filosofia, em sua concepção clássica como realidade transcendente que só pode ser descoberta pelas luzes da razão, somos  levados a pensar que a metafísica é tão sofisticada que não possui qualquer relação com a vida. 

É uma crença falsa, embora os estudos da metafísica sejam realmente complexos e sofisticados, em realidade são pilares de todo o conhecimento.

Um dos maiores filósofos do século XX, Richard Taylor, disse que “cada um tem sua filosofia e todos os homens tem opiniões metafísicas, mas que raros são os homens que possuem qualquer concepção de filosofia e ainda menos os que tem qualquer noção de metafísica”, para mim é meio paradoxal; mas essa era a sua sustentação. 


William James (foi considerado por muitos o homem mais inteligente do mundo - a título de comparação, em geral, as pessoas possuem Q.I. em torno de 100, as que possuem 140 são consideradas gênios e o Q.I. estimado de William, era entre 250 e 300). Ele definiu a metafísica como "apenas um esforço extraordinariamente obstinado para pensar com clareza". 

Já a escritora Gabriela E. Possolli Vesce argumenta que “a metafísica se ocupa em estudar a essência do mundo, podendo ser definida como o estudo do ser ou da realidade e se destina a buscar respostas para perguntas complexas como: O que é realidade? O que é a vida? O que é natural? O que é sobrenatural? O que nos faz essencialmente humanos?”
Mas enfim, pensar metafisicamente é pensar, sem arbitrariedade nem dogmatismo. 

O que Fernando Atallaia traz para os leitores em METAFÍSICA EM ANGELINA CROW é estimular os pensantes a uma reflexão, é fazer paralelos, é brincar com a inteligência e com a arte, é descrever a sedução, a sensualidade e o sexo com profunda malícia saudável’’.


Parabéns poeta.


Tenente-Coronel Furtado é mestrando em Governo e Gerência Pública(Universidade Americana); Pós-graduado em Aperf. de Oficiais (PA), Sup. de Polícia (PA) e Esp. em Gestão Est. em Def. Social (UFPA); Bel em Form. de Oficiais (MG), Lic. em História (UFMA), Bel em Direito (UNICEUMA); Atualmente Chefe do EM do CPA-I/5; ex-Subdir. de Ensino da PMMA; Chefiou o EM do CPA-I/3 e 4, CPR/1, e CPM; Comandou o 10º BPM, APMGD e 9° BPM; Juiz do Cons. Perm. da Just. Mil. do MA; Dir. de Fisc. da Sec. de Meio Ambiente do MA; Assist. Mil. Esp. do Gab. Mil. do Gov. do MA; Observador Policial de Direitos Humanos da ONU em Guatemala; Cons. de Meio Ambiente e Rec. Hídricos do MA; Int. da Comissão de Educação Ambiental do MA; Sócio da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais e Associação dos Magistrados Internacionais. Cursos em diversas áreas, participou de Seminários, Congressos, Fóruns e Conferências Internacionais, Nacionais e Estaduais. Recebeu várias Menções Elogiosas, Reconhecimentos, Diplomas, Certificados, Moções, Medalhas, Troféus e Placas de entidades municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Autor da Canção do CFAP (PMMA). Cidadão São-Bentuense e Cantanhedense(MA).




Leia o poema na íntegra, aqui: 

http://agenciadenoticiasbaluarte.blogspot.com.br/2012/04/literatura-brasileirafernando-atallaia_17.html


Um comentário:

  1. Tambem, escreve para caramba, esse cara é show. Parabéns pro senhor também coronel, aí sabe.
    Fabiano , voley na cabeça , Sarney 1

    ResponderExcluir


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB