quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Milhões de crianças no mundo não aprendem o básico, diz Unesco
Em
países em desenvolvimento, 69 milhões de adolescentes e 57 milhões de
crianças estavam fora da escola em 2011. Entre os que frequentam a
escola, muitos não têm aprendizado satisfatório devido à baixa
qualidade da educação. Os dados estão no 11° Relatório de Monitoramento
Global de Educação para Todos, divulgado nesta quarta-feira (29) pela
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
(Unesco).O relatório monitora os avanços de metas pactuadas entre 164
países a serem cumpridas até 2015.
“A
baixa qualidade da educação significa que milhões de crianças não estão
aprendendo sequer o básico. De 650 milhões de crianças em idade de
frequentar a educação primária, pelo menos 250 milhões não estão
aprendendo o básico de leitura e matemática”, mostra o relatório.
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Ela ainda não sabe o básico: de quem é a culpa? |
O
custo anual de 250 milhões de crianças sem aprender o básico equivale a
US$ 129 bilhões, de acordo com a coordenadora de Educação da Unesco no
Brasil, Maria Rebeca Otero. “O relatório aponta que há uma crise de
aprendizagem muito grande, em que se perde US$ 129 bilhões por ano, que
poderiam estar mais bem investidos na educação”, diz.
Em
relação aos adolescentes, o texto indica que muitos não adquiriram as
habilidades básicas no primeiro nível de ensino secundário. O número de
adolescentes fora da escola apresentou redução de 31%desde 1999. No
entanto, a redução está estagnada desde 2007. “Em países de baixa renda,
apenas 37% dos adolescentes completam o primeiro nível do ensino
secundário e esse número chega a 14% nos países mais pobres”, informa o
texto.
A
capacitação dos professores e o investimento em educação estão entre os
caminhos apontados para superar esses problemas. Os professores ganham
atenção no relatório,que trata a capacitação como uma das formas de
aperfeiçoar a qualidade da educação. De acordo com a publicação, os
governos precisam intensificar os esforços para contratar 1,6 milhão de
professores adicionais para conseguir universalizar a educação primária
até 2015.
“É
importante que possamos atrair bons candidatos para dar aula, pessoas
que gostem do que fazem, e oferecer formação continuada.Há necessidade
de valorizar melhor os professores e eles devem estar munidos de
ferramentas como um currículo adequado”, avalia Maria Rebeca Otero.
Segundo
o relatório, seriam necessários esforços significativos de governo e
outros agentes, assim como novas formas de financiamento para
implementar mudanças necessárias na educação. “No estágio atual, os
governos simplesmente não podem se permitir uma redução no investimento
da educação. Tampouco os doadores deveriam deixar de cumprir suas
promessas de financiamento. Isso pede que exploremos novas formas de
financiar necessidades urgentes”, acrescenta.
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