quinta-feira, 30 de maio de 2013
 
Vereador Charuto poderá ter mandato cassado por compra de votos
 
 Por Hilton Silva
 
 O vereador Francisco Pereira Filho, mais conhecido como Charuto (PSD), eleito no último pleito, poderá ser condenado à perda do mandato pela justiça eleitoral da comarca de Paço do Lumiar. O vereador responde no Fórum da 93ª Zona Eleitoral do município a representação de nº 84894, o qual três testemunhas afirmam em vídeo que venderam seu voto ao vereador, durante o período eleitoral.
Na primeira audiência de oitiva do dia 18 de março de 2013, o vereador Francisco Pereira Filho (Charuto), tentou uma manobra com seu advogado, para não comparecer na audiência acrescentando que estava internado na UPA do Araçagi, porém o tiro saiu pela culatra o parlamentar foi visto conduzindo seu veiculo no mesmo dia. O que levou a cometer o crime de falso testemunho ou perjúrio que está previsto no art. 342 do Código Penal.
Charuto poderá entrar no ''fumo''
 
 
Já na segunda audiência de oitiva do dia 05 de abril de 2013, aconteceu mais um fato inusitado o advogado do vereador Francisco Pereira Filho (Charuto), apesar de regularmente intimado, peticionou por escrito, comunicando sua renúncia ao mandato procuratório, por motivo de foro íntimo, requerendo a intimação do seu constituinte para nomear novo advogado. Porém a juíza em seu despacho solicitou que oficie – se á OAB/MA pugnando pela instauração de procedimento disciplinar contra o advogado do vereador, por infração ao disposto no art. 5º, § 3º, do estatuto da AOB, cuja a conduta se amolda ao estabelecimento no 34, XI, da Lei N.º 8.906/94, já que não havia comunicado ao vereador da renúncia ao mandato e abandonou a causa antes do prazo de dez dias da renúncia.  


Apesar dos “imprevistos” a situação do vereador não está nada fácil, as testemunhas de acusação já foram todas ouvidas, falta apenas suas testemunhas de defesa que são: Sua esposa Ana Celi Carvalho Pereira, o ex – vereadorRaimundo Careca, o vereador Jorge MaruFred CamposMárcia Fernanda Viana Ferreira e o Deputado Federal Cleber Verde que nada podem contribuir com processo.


Tudo leva a crer que a juíza da 93ª Zona Eleitoral, Dra. Rafaella de Oliveira Saif Rodrigues, poderá cassar o diploma do vereador pela prática de captação ilícita de sufrágio, prevista no artigo 41 da Lei 9.504.


Veja o acompanhamento processual:





PROCESSO:
Nº 84894 - REPRESENTAÇÃO UF: MA
93ª ZONA ELEITORAL
Nº ÚNICO:
84894.2012.610.0093
MUNICÍPIO:
PAÇO DO LUMIAR - MAN.° Origem:
PROTOCOLO:
1340892012 - 20/11/2012 09:23
REPRESENTANTE:
Miguel Angelo Campos Pinto, candidato
ADVOGADO:
francisco wilson dias miranda
ADVOGADA:
Nicoli Jadão Lima dos Santos
ADVOGADA:
Surama Cristine Maciel dos Santos
REPRESENTADO:
Francisco Pereira Filho
ADVOGADO:
Calebe Brito Ramos
ADVOGADO:
DANIEL DE FARIA JERONIMO LEITE
ADVOGADO:
VANDERLEY RAMOS DOS SANTOS
ADVOGADO:
JOÃO DA SILVA SANTIAGO FILHO
ADVOGADO:
ALTEREDO DE JESUS NERES FERREIRA
JUIZ(A):
RAFAELLA DE OLIVEIRA SAIF RODRIGUES
ASSUNTO:
REPRESENTAÇÃO - CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO - CRIME ELEITORAL - ABUSO - DE PODER DE ECONÔMICO - PEDIDO DE CASSAÇÃO/PERDA DE MANDATO ELETIVO - PEDIDO DE APLICAÇÃO DE MULTA
LOCALIZAÇÃO:
ZE093-93ª ZONA ELEITORAL
FASE ATUAL:
21/05/2013 12:01-Aguardando

Um comentário:

  1. É incrível como o prefeito Josemar é um falso amigo, essa material foi plantada por ele e seu grupo sádico e covarde, o vereador em questão é aliado do prefeito, imagina se não fosse, Josemar mais uma vez confirma sua fama de traidor.

    ResponderExcluir


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores